Uergs realizou curso sobre “boas práticas e aplicação de defensivos agrícolas”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) – campus de São Luiz Gonzaga, realizou um curso de capacitação sobre “Boas Práticas e Aplicação de herbicidas Hormonais”. O curso vai ao encontro das novas exigências da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), no que diz respeito a utilização de dessecantes e hormonais, afim de reduzir derivas e outros prejuízos. O curso, de dois dias de duração foi realizado junto ao Espaço Coopatrigo, no Parque de Exposição do Sindicato Rural.

Leia mais sobre:

Produtores devem estar atentos quanto a utilização de herbicidas dessecantes e hormonais

De acordo com o professor de Agronomia, Eugênio Portela, o principal objetivo do curso foi de orientar os produtores e aplicadores, bem como de atualizá-los a respeito das novas determinações a respeito da aplicação de defensivos agrícolas, com por exemplo, do 2-4D. A aplicação de dessecantes e produtos hormonais devem agora atender exigências legais que normatizam sua aplicação. Entre as recomendações, os aplicadores devem estar atentos a temperatura, umidade relativa do ar, direcionamento do vento e outros fatores que possam causar deriva.

A discussão ocorreu em todo o estado devido condições de deriva e perdas de produções mais sensíveis aos produtos já citados, representando prejuízos aos produtores. Nesse sentido, de acordo com o professor, após conversações com a Secretaria, foi elaborado o curso que capacitou os participantes para melhor utilização, manejo e aplicação dos produtos, com respeito às exigências legais e de modo que não represente riscos aos aplicadores, bem como, às propriedades vizinhas. Eugênio avaliou a formação como positiva, superando as expectativas e com participação significativa de público.

Texto: Róbson Gomes
Foto: divulgação/Uergs