Cerro Largo conquista vitória heroica e garante o título da Conferência Oeste

O trabalho de um ano inteiro estava em jogo. O time, que foi montado desde o início do ano para buscar o acesso, sabia do peso da partida. O fracasso começou a se desenhar e insistiu em prevalecer, mas o elenco do Cerro Largo Futsal/Lojas Becker fez as coisas acontecerem e, em uma dificílima partida contra o AVF de Vacaria, venceu no tempo normal por 3×2 e na prorrogação, por 2×1.

O jogo, disputado no sábado, 12 de outubro, deu ao Leão Missioneiro o título da Conferência Oeste da Liga Gaúcha 3 e o tão sonhado acesso para Liga Gaúcha 2. No mesmo dia, em Pelotas, o XV de Novembro de Vila Maria perdeu no tempo normal, mas derrotou os donos da casa na prorrogação e se tornou o campeão da Conferência Leste.

Com os dois campeões já definidos, a Liga Gaúcha 3 parte para o seu momento decisivo. Cerro Largo Futsal e XV de Novembro disputam o título definitivo da competição. A princípio, a primeira partida ocorre neste próximo sábado, 19, em Vila Maria.

O jogo

Como não poderia deixar de ser, o jogo decisivo iniciou pegado. Vencedor da primeira partida, em Vacaria, o AVF precisava apenas do empate, mas buscou colocar intensidade na partida. Entretanto, o time da casa foi impondo o seu ritmo e dominando as finalizações. Próximo dos 4min, Karlinski chutou forte de média distância e o goleiro Vini se virou para espalmar a bola.

Com marcação forte, o Cerro Largo também não deixava o adversário jogar bem. Com cerca de 6min, Nathan roubou a bola e chegou para chutar, mas mandou por cima. Essa e outras chances foram sentidas da pior maneira possível quando, aos 7min, Alafen abriu o placar para os visitantes – a partir daí, o Cerro precisaria de dois gols.

Responsável por fechar o gol do AVF no jogo de ida, quando o time de Vacaria saiu vitorioso por 1×0, o goleiro Vini começou a aparecer cada vez mais. A sorte também parecia estar do lado do AVF: no pivô, Maurício recebeu e chutou firme, mas a bola bateu na altura do ombro do goleiro adversário. O gol de empate saiu aos 10min da primeira etapa. Karlinski, em chute de longa distância, bateu forte e rasteiro. Vini foi na bola, mas ela escapou do goleiro e passou a linha do gol.

O jogo teve sequência em meio à explosão da torcida de Cerro Largo e região que lotava o ginásio Roque Nedel na quente noite de sábado. O Leão Missioneiro seguiu pressionando até o fim: em outro lance de perigo, Maurício segurou para o chute de Rômulo, que bateu bem, mas Vini fez outra grande defesa. Apesar das tentativas do time da casa, não foi possível virar o jogo no primeiro tempo, assim como Danilo, do lado do Cerro, não deixou os visitantes voltarem a balançar as redes.

Com fôlego e ânimo renovado, o Cerro Largo iniciou com mais pressão no segundo tempo. Com um minuto de jogo, poderia ter ocorrido o gol da virada. Próximo da área, Yago segurou para Karlinski, que chutou rasteiro e acertou o canto do arco. Porém, a arbitragem já havia assinalado falta em Yago e o gol não foi validado.

Assim como no primeiro tempo, tentativas não faltaram, mas, ao não conseguir converter, o Cerro foi novamente castigado pela postura do adversário, que jogava de forma inteligente e, em uma rápida troca de passes, voltou a ficar na frente, com gol de Betinho. Com metade do segundo tempo já jogada, as perspectivas não eram nada boas para o Cerro.

A única coisa a se fazer era partir pra cima, e isso foi feito. Primeiro com Danilo adiantado, depois com Nathan como goleiro linha. Restando 6min para o final da partida, Bigode sofreu falta dentro da área e pênalti foi marcado. Na cobrança, Karlinski empatou o jogo novamente. Agora com esperanças renovadas, a torcida que lotava o ginásio viu o AVF chegar à quinta falta e cometer a sexta logo em seguida. Porém, o jogo era mesmo um teste para cardíacos: na cobrança de tiro livre, Nathan acertou a trave.

Acreditando sempre, com muita determinação, o time do Cerro Largo se recusou a aceitar o empate e foi atrás daquilo que lhe estava reservado. E o gol salvador veio faltando 1min42seg. Bigode invadiu pela ala esquerda e mandou uma bomba, que Vini não conseguiu segurar. Comemoração efusiva de Bigode, que correu para a torcida, em um dos grandes momentos da partida. Restando 32 segundos para o final, com o AVF com goleiro linha, Danilo lançou na medida certa para Fabinho, que ganhou na bola aérea, cabeceando dentro da área e acertando as redes!

Prorrogação

Objetivo do Cerro Largo desde o início, veio a prorrogação, onde o time da casa enfim teria a vantagem do empate. Mas isso ficou longe de representar alívio. No início dos primeiros cinco minutos, o Cerro Largo chegou à sua quinta falta e, ainda neste primeiro tempo, foi anotada a sexta. Na cobrança de tiro livre, Lucas (Biro) entrou e, como já havia feito em outros momentos decisivos, pegou a cobrança.

Faltando 2min25seg, Bigode marcou para o Cerro Largo. O gol garantiria uma relativa tranquilidade para o time da casa, mas, logo na saída de bola, o AVF infiltrou bem com goleiro linha e Marcelo deixou tudo igual no primeiro tempo da prorrogação. Ainda antes do final desta primeira etapa, os donos da casa tiveram pelo menos duas grandes chances, com Nathan e Bigode.

Partindo para a derradeira etapa desta grande disputa, o goleiro Vini fez duas grandes defesas em sequência, à queima roupa. Em contra-ataque, Alafen chutou cruzado e acertou a trave. Restando 3min10seg, foi a vez de Danilo deixar sua marca, em defesa com o pé em mais uma boa chegada do time de Vacaria. Com 2min14seg para o fim, Bigode, novamente ele, chamou a responsabilidade, evitou a marcação e marcou o seu terceiro gol no jogo! Alegria incontida em mais uma comemoração com a torcida que, a essa altura, já tinha a certeza do título. Os segundos finais demoraram para passar, mas foi com muita festa que o Cerro celebrou o final desta partida, junto com sua torcida, carimbando sua conquista com mais uma vitória na prorrogação!

Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email