Em novembro, 2ª Trilha de Integração Jesuítica Guarani resgatará história do primeiro ciclo de colonização

72788524_878595362553763_9015006139485519872_n

(Foto: divulgação)

Em novembro, a 2ª Trilha de Integração Jesuítica Guarani permitirá o conhecimento da cultura e história do primeiro ciclo jesuítico na Região Missioneira. De acordo com o diretor do departamento de turismo de Roque Gonzales, Iraci Luft, a trilha é realizada em dois momentos, sendo que o primeiro ocorreu em agosto, onde o trajeto é percorrido a cavalo; e o segundo no mês de novembro, nos dias 2 e 3, com deslocamento a pé.

A trilha conta com 60km. Por dia, os caminhantes percorrerão 30km, oportunidade que entrarão em contato com diversos pontos importantes para a constituição da história regional. A acolhida dos participantes será na “Casa da Memória Regional”, com saída do mesmo local às 8h. A partir daí, seguem em direção ao centro do município, com destino ao Salto do Pirapó. Posteriormente será realizada visita às duas hidrelétricas da região. A primeira fundada em 1930, e a segunda, a Passo São João. Após, o grupo segue pela Linha Cinamomo. O almoço será na Colônia Laranjeira.

Durante a tarde, o trajeto segue rumo a Colônia Limeira, com chegada à tardinha ao Santuário Assunção do Ijuí, onde haverá acolhida com diversas apresentações. O pernoite será realizado no local. Para quem não der continuidade a caminhada, haverá ônibus à disposição para retornar a cidade.

A saída, no dia seguinte, ocorre às 8h, após o café. A trilha irá até a fonte de água do Inhacurutum, e depois segue rumo à comunidade de nome homônimo. De tarde ocorre o retorno à cidade com previsão de chegada para às 17h. O objetivo da trilha é promover uma reflexão a respeito dos momentos históricos, marcados por pontos de encontros e de referência para os índios, bem como de chaga do padre Roque Gonzales.

Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email