Economista fala sobre os benefícios do Cadastro Positivo

Oscar Frank (D) palestrou na noite de terça-feira (29), na ACI. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

A Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga (ACI), promoveu na terça-feira, 29 de outubro, palestra sobre o Cadastro Positivo, com o economista Oscar Frank. O evento foi realizado no salão de atos da Galeria do Comércio, com presença de aproximadamente 50 empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas da cidade.

O objetivo do evento foi o de informar sobre os benefícios para o consumidor e o empresário deste novo modelo do cadastro. O Cadastro Positivo foi criado em 2011 como ferramenta de informação sobre o perfil do cliente. Contudo, como não era obrigatório, poucas pessoas haviam aderido.

Neste ano, com alterações realizadas pelo Governo Federal, todos os consumidores foram incluídos. A expectativa é que de 100 a 120 milhões de pessoas estejam no cadastro. Para Oscar, esta medida vai melhorar as condições para o mapeamento, uma vez que ele será mais assertivo na hora de conceder o crédito.

Entre os benefícios apontados pelo economista, estão a queda na taxa de juros, a redução na inadimplência e o crescimento do crédito no país. Isso porque, segundo ele, com o aumento de informações será possível premiar o bom pagador.

Questionado sobre como fica o sigilo da informação, Oscar explicou que o cadastro utiliza uma nota de crédito que vai de zero a 100. Quanto mais próximo de 100, melhor pagador e vice-versa. Assim, segundo ele, aquele que consultar o sistema não terá detalhado as informações do cliente, mas um ranking pelo qual poderá decidir se oferta o crédito ou não. Cabe destacar que a permanência no cadastro é facultativa. O consumidor pode solicitar a retirada de seu nome a qualquer momento.

Por fim, Marcos Batista da Rosa, presidente da ACI, destacou que o Cadastro Positivo, gerido pela Boa Vista SCPC, está disponível para empreendimentos que fazem parte da ACI. Assim, caso deseje ter acesso aos dados, o interessado deve se associar.

Fonte: Rádio São Luiz