Servidores da Polícia Civil paralisam atividades nesta quarta e quinta-feira, em São Luiz Gonzaga

 

Os servidores da Polícia Civil de São Luiz Gonzaga estarão com as atividades paralisadas nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro. O motivo é protesto contra medidas anunciadas pelo Governo do RS que provocará alterações no plano de carreira dos servidores públicos estaduais. Em entrevista à Rádio São Luiz, a inspetora e representante da UGEIRM, Daiane Paim, explicou os principais pontos que motivaram a paralisação dos policiais.

Segundo Daiane, “as principais demandas são a questão da aposentadoria e o plano de carreira dos policiais, como as promoções, que agora o governador Eduardo Leite quer que ocorram quando ele bem entender. Da mesma forma, existem outros pontos que prejudicam os servidores, não só os da Polícia Civil, mas da Brigada Militar, SUSEPE, dentre outros. Esse pacote não acrescenta em nada, mas só prejudica e retira direitos, os quais foram conquistados ao longo dos anos”.

Sobre a negociação entre o governo e o sindicato da categoria, a inspetora explicou que “ele (Leite) pediu ao sindicato para que apresentasse propostas, mas o pacote do governador já está pronto, não há mais como alterar. Assim, os colegas da UGEIRM estão visitando os deputados explicando todo o pacote para que eles fiquem cientes sobre o que acontecerá quando de sua aprovação”, enfatizou a policial.

Outro problema ressaltado é o atraso e parcelamento dos salários: “Já faz quatro anos que recebemos atrasados, e agora ainda mais parcelado; o governador não cumpriu o prometido durante a campanha, de que não mexeria na segurança pública e que iria regularizar os salários até dezembro de 2019, uma vez que dizia que o problema era má gestão do ex-governador Sartori e que havia dinheiro. E agora, cá estamos. Com o Sartori, recebíamos em até 30 dias o salário atrasado, mas agora recebemos em 45 dias e ainda por cima de forma parcelada! Isso acaba com a dignidade do servidor e de sua família, e agora vem com esse pacote que acaba com o sonho do policial de se manter na profissão”, desabafou a inspetora.

A paralisação na Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga inicia às 8h desta quarta, 13, e termina às 18h de quinta-feira, 14. Nesse período, somente haverá atendimento a ocorrências graves, como homicídio, violência doméstica, crimes envolvendo crianças e adolescentes e flagrantes.

Fonte: Rádio São Luiz