Itacurubi recebe Cinesolar na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro
Evento, que consiste em uma sessão de cinema ao ar livre, é promovido pela RGE e Instituto CPFL; outras 18 cidades da área de concessão também estão recebendo a ação. (Foto: divulgação)
O Circuito CPFL vai levar atividades culturais, esportivas e de incentivo à leitura para 19 cidades do Rio Grande do Sul, no mês de novembro. Na próxima quinta-feira, 28, é a vez de Itacurubi receber o Cinesolar, uma sessão de cinema ao ar livre que ocorrerá a partir das 19h na Praça Manoel dos Santos Rocha, na Avenida 10 de Abril. O programa de abrangência nacional do Instituto CPFL, plataforma social do Grupo CPFL do qual faz parte a RGE, está percorrendo mais de 100 cidades em 2019, distribuídos em sete estados do país.
“O Circuito CPFL é um programa de alta aderência com as comunidades onde as atividades são desenvolvidas, já que o projeto atua em cidades que carecem destas ações, como é caso das sessões de cinema do Cinesolar. Também há uma preocupação em executar essas atividades com qualidade e infraestrutura adequadas. O resultado deste empenho é o feedback muito positivo das pessoas contempladas pelo programa, com muitos pedidos de retorno em nossas redes sociais”, explica o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.
O Cinesolar, cinema itinerante que usa uma van equipada com placas solares, levará exibições de curtas-metragens e do longa, “Turma da Mônica – Laços”, à dezesseis cidades do estado: Nova Bréscia, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Triunfo, Gravataí, Canoas, Nova Pádua, Mato Leitão, Pinto Bandeira, Pinhal da Serra, Ciríaco, Vila Maria, Santa Rosa, Itacurubi, São Borja e Itaqui. O projeto tem entrada gratuita e também oferece duas oficinas práticas para o público.
Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, é possível entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica. A parte de trás da van fica aberta e conta com uma exposição de tecnologia e arte, onde os convidados vivenciam uma experiência tecnológica com duração de 10 minutos e intervalos de cinco minutos entre elas. As visitas iniciam uma hora antes das sessões de cinema.
A Oficinema de Vídeo, voltadas para jovens entre 11 e 17 anos, com duração de 2h30, discutem os problemas de sustentabilidade da região e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato “de bolso” utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, como smartphones – aparelhos comuns aos jovens. A gravação e a edição do filme são realizadas pela equipe do Cinesolar e à noite, durante a sessão de cinema, este curta-metragem é exibido.
SERVIÇO:
Cinesolar em Itacurubi
Quando: 28 de novembro | 19h
Onde: Praça Manoel dos Santos Rocha – Avenida 10 de Abril
Participação: gratuita
Informações: www.institutocpfl.org.br