Prefeita de São Paulo das Missões destaca a mobilização contra a PEC de extinção dos pequenos municípios

Em entrevista à Rádio São Luiz, a prefeita de São Paulo das Missões, Noila Ruwer, comentou sobre a mobilização dos municípios da AMM frente à PEC de extinção dos pequenos municípios, que atualmente está sendo discutida em Brasília.

Tendo representado o presidente da AMM, Puranci Barcelos, em encontro realizado na Famurs em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de novembro, Noila enfatizou a capacidade de mobilização dos Chefes do Executivo Municipal contra a proposta: “Estivemos nesse encontro organizado pela Famurs com cerca de 16 prefeitos da AMM, e isso demonstra a preocupação de todos com essa PEC. Os prefeitos estão sempre preocupados para resolver problemas em suas cidades e agora vem à tona esse problemão que preocupa não só os municípios de até cinco mil habitantes, mas a todos os outros municípios vizinhos que acompanham a situação e sabem da importância no desenvolvimento regional que as pequenas cidades proporcionam, pois a qualidade devida nos pequenos municípios é muito boa. Por isso, nos preocupa essa proposta, mas vamos lutar para não deixar cair aquilo pelo que os municípios tanto lutaram, que foi a busca de sua emancipação”, enfatizou.

Para Noila, outras formas de gerar economia para os cofres públicos podem ser apresentadas, sem que leve à extinção de municípios, como a redução de órgãos ou setores da Administração Pública. Segundo ela, “quem vai nos dizer onde vai parar essa economia quando se extinguir esses municípios? Queremos uma alternativa que não venha a prejudicar os moradores dos pequenos municípios” ressaltou.

Nesta terça-feira, a mobilização dos prefeitos ganhou ainda mais força, com a presença de mais de mil prefeitos em Brasília visitando deputados e senadores para discutir os efeitos de uma eventual aprovação da PEC. O encontro ocorre a duas semanas do recesso parlamentar.

Fonte: Rádio São Luiz