Vereador José Luiz comenta sobre a normativa que suspende o uso do 2,4-D

O vereador José Luiz Terra Vieira (PT), em entrevista ao Olho Vivo desta quarta-feira, comentou sobre a recente normativa da Secretaria Estadual da Agricultura do RS que determina a suspensão do uso do herbicida 2,4-D até o dia 31 de dezembro.

Segundo o vereador, que levantou em outras ocasiões o assunto sobre os riscos dos uso excessivo de defensivos agrícolas à saúde da população, “a suspensão vem a chamar a atenção da comunidade quanto aos perigos dos agrotóxicos. Não tenho a autoridade de proibir, mas que bom que o Poder Público se deu por conta disso, pois a gente sabe que em nossa região predomina a plantação de grãos e que o uso de agrotóxico visa uma boa produção. Porém, estudos da USP e da UFRGS demonstraram que a região Noroeste do RS é a que mais apresenta casos de câncer e de distúrbios mentais devido à aplicação de defensivos sem cumprir com as normativas sobre a questão do clima para aplicar o veneno. Temos regiões da cidade que não têm mais parreiras e pomares”, explicou.

Ainda conforme o vereador, “minha bandeira é a da conscientização sobre o perigo que traz o uso de defensivos, e já fui criticado por isso, mas entendo que existem os prós e os contras. Mas ainda bem que o uso desse defensivo (2,4-D) foi suspenso, e espero que a sociedade se dê em conta de que não adianta colhermos mais e ganhar dinheiro em detrimento da saúde, fechando os olhos para seus efeitos. Sabemos que para uma boa produção é imprescindível o uso de defensivos, mas é necessária uma análise por parte de técnicos e agrônomos para que eles sejam usados de forma consciente. Assim, com essa suspensão até o final do ano, as autoridades terão um espaço de tempo de quase 30 dias para ver o que pode substituir o 2,4-D para manter a produção agrícola mas de uma forma menos agressiva ao ser humano e às demais culturas”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini