Brigada Militar destaca ações no final de ano para coibir delitos e proporcionar mais segurança à comunidade

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta terça-feira, o comandante do 14º BPM, major Eduardo dos Santos Brum, realizou um balanço das atividades da Brigada Militar na região em 2019 e destacou alguns temas específicos, como a questão do sistema de videomonitoramento, a operação Papai Noel e as atividades para inibir ocorrências junto às festas de final de ano, na Praça da Matriz

MANIFESTAÇÃO – Sobre a manifestação realizada em frente ao 14° BPM nesta terça-feira, o comandante informou que “para os militares existem restrições de direitos de manifestações, mas a de hoje é pacífica, ordeira e legal, até porque é organizada pela ASSTBM e que reúne o efetivo da reserva remunerada e seus familiares. Diante disso, informamos que todo o trabalho ordinário da Brigada Militar está mantido, inclusive a formatura do PM Mirim que ocorrerá no final da tarde de hoje, na sede do Batalhão”, explicou.

REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE – Ao realizar um balanço das atividades no ano de 2019, Brum enfatizou que “foi um ano de conquistas, pois recebemos equipamentos e viaturas novas, e, principalmente, trabalhamos a gestão operacional e estabelecemos parcerias profícuas com a Polícia Civil, resultando na melhor prestação de serviço de segurança para a comunidade, com apreensões e prisões. Não posso creditar a redução dos índices de criminalidade somente à Brigada, mas ao trabalho conjunto da Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário e demais órgãos que intervém nesse espaço delineado onde atuamos. Esse trabalho foi determinante para que ocorresse uma queda significativa na criminalidade em relação aos dois últimos anos”, enfatizou Brum.

OPERAÇÃO PAPAI NOEL – Implementada no início do mês de dezembro no RS, a Operação Papai Noel da Brigada Militar visa, conforme o comandante do 14° BPM, “garantir a segurança da população e prevenir, principalmente, os furtos e roubos a pedestres e a estabelecimentos comerciais durante o período festivo de final de ano, onde ocorre um incremento de circulação de pessoas nas áreas comerciais da cidade”.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO – O Major também abordou sobre a renovação do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública para a realização do monitoramento pela Brigada Militar através do sistema de câmeras do Poder Público municipal. Diante disso, o comandante do 14° BPM enalteceu a concretização de processo licitatório para contratação de empresa para a manutenção do equipamento de videomonitoramento: “Era uma demanda antiga que pleiteávamos e agora, graças ao trabalho das Secretarias Municipais da Administração, Fazenda e Planejamento, e do Setor de Licitações da Prefeitura, conseguimos contratar uma empresa para a manutenção dos equipamentos e também para a compra de materiais eletrônicos. Acredito que, se tudo ocorrer bem, poderemos realizar a manutenção das câmeras e ter o sistema funcionando 100% até o final do mês de fevereiro”, explicou o Major.

FINAL DE ANO – Tendo em vista a prevenção de ocorrências nas festas de final de ano em São Luiz Gonzaga, o comandante enfatizou: “Vamos trabalhar com o pedido de conscientização, mas não somos babás de marmanjos. Se alguém for à praça para brigar, a Brigada estará lá para coibir. Vamos realizar o trabalho do ano passado, em que minimizamos as ocorrências, tendo em vista o final de ano de 2017, onde as brigas resultaram em pessoas gravemente feridas. Assim, pretendemos fazer uma ação específica voltada à prevenção, pois não se pode evitar de ir à praça comemorar, mas vamos desenvolver atividades que possam inibir brigas e a possibilite a identificação e responsabilização de possíveis delinquentes, uma vez que contamos com câmeras de videomonitoramento no interior e na face externa da Praça da Matriz”, finalizou Brum.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz