Rádio São Luiz conclui processo de migração e está operando com 10 mil watts na frequência 100.9 FM
Parte do grupo de colaboradores e funcionários da emissora presentes no ato solene. (Fotos: Emerson Scheis/Rádio São Luiz)
Na quinta-feira, às 18h, no Auditório Arciso Ferdinando Dugatto, ocorreu a solenidade oficial de inauguração do novo canal 100.9 FM. O momento contou com a presença dos diretores da emissora, Cláudio e Alcides Zappe, autoridades locais, funcionários, colaboradores e ouvintes. O ato marcou o início das transmissões na potência máxima de 10.000 watts.
Abaixo, o discurso do diretor Luiz Oneide, por ocasião deste momento:
“Quis o destino que este importante acontecimento na história da Rádio São Luiz ocorresse exatamente no ano em que comemoramos os 70 anos da inauguração da emissora. É um marco importante, pois naturalmente somos levados a pensar em tudo aquilo que estes microfones já relataram.
Nascida em meio à época de ouro do rádio, a São Luiz, que desde sempre carrega o nome de seu município, transmitiu todos os acontecimentos de vulto de 1949 para cá. Ela estava lá quando o então candidato à presidência Getúlio Vargas visitou a cidade; estava lá quando a BR – 285 foi inaugurada, quando o município organizou a 1ª Fesoja, quando foi lançada a pedra fundamental da ponte sobre o Rio Piratini, na RS -168, entre tantos outros momentos.
Nos tradicionais programas de auditório, que por anos lotaram as dependências do cinema da cidade e depois do auditório próprio, em prédio na Rua Venâncio Aires, a emissora consagrou-se como vitrine para a exibição de grandes talentos. Aliás, ícones da cultura gaúcha cantaram neste microfone, como o Garoto de Ouro, o Rei o Disco, Gildo de Freitas, os Irmãos Borges, e os Troncos Missioneiros, com destaque para Pedro Ortaça e Jayme Caetano Braun, que como registra a história fizeram suas primeiras apresentações diante deste microfone.
Se hoje somos a Capital Estadual da Música Missioneira, modestamente, podemos concluir que a São Luiz muito contribuiu para este momento.
Companheira da comunidade regional, a emissora é como um ente da família. Os nomes de seus programas e dos locutores que já partiram ainda estão vivos na memória do ouvinte. Este carinho também pôde ser sentido quando a emissora lançou a campanha dos padrinhos da migração. A adesão foi ampla e reveladora de todo o amor que eles têm pela rádio.
Com o passar dos anos e a mudança das tecnologias, a emissora soube se adaptar e continuar atuante e representativa no mundo da comunicação. Nossa equipe se dedica 24h horas por dia, de segunda a segunda, com o objetivo de manter uma programação qualificada e que sirva à coletividade regional.
O resultado deste trabalho pode ser mensurado no excelente retorno que temos da população: são mais de 50 mil seguidores em nossas redes sociais; as notícias publicadas em nosso site têm um alcance médio mensal de meio milhão de internautas; e somos a emissora de rádio com o maior engajamento e interação em páginas como facebook e instagram em toda a região. Em tempos de convergência, estes dados mostram como o rádio segue sendo um veículo de comunicação de massa.
Assim como aquela transmissão inaugural da ZYW – 4, há 70 anos, este momento também entrará para a história, pois marca a transição e a adaptação aos novos cenários do rádio. É um passo importante na vida de todos nós que amamos o que fazemos.
Que deus nos ilumine para que possamos dar sequência a essa história tão grandiosa. Muito obrigado a todos os que fazem da Rádio São Luiz a Rádio do Povo!”