Apresentação de reservistas (EXAR) pela internet segue até o dia 31

Exar_2

(Foto: divulgação/EB)

Quem serviu ao Exército nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados pelo Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.

O prazo para a apresentação presencial encerrou em 16 de dezembro do ano passado, no entanto o prazo pela internet segue até o dia 31 de janeiro de 2020 acessando o EXARNET. Após esta data, ainda poderão ser realizadas apresentações, porém incorrerão em multa, conforme previsto na lei de serviço militar e seu regulamento.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Fonte: Exército Brasileiro

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email