Assessor da FARSUL comenta sobre reunião com Governador que discutiu medidas para a redução do impacto da estiagem aos produtores do RS

Em entrevista ao programa Expressão Livre, o assessor da Presidência da FARSUL, Luís Fernando Cavalheiro Pires, comentou sobre reunião ocorrida na terça-feira com o Governo do Estado e que contou com a presença da FARSUL, FETAG, FAMURS e EMATER. Em pauta, a discussão de medidas para redução do impacto da estiagem aos produtores do RS.

Segundo Pires, “o encontro foi positivo, com o governador se mostrando sensível à realidade, com problemas na questão do milho, que está diretamente ligado à proteína animal e que prejudica aves, suínos, bovinos e gado de leite, assim como a soja precoce, frutas, fumo, dentre outras culturas”. Segundo o assessor da FARSUL, a federação apresentou um documento solicitando o auxílio da Secretaria de Agricultura do RS visando a prorrogação de todas as dívidas rurais que tem origem no crédito rural por pelo menos 120 dias: “Ao invés de vencer em maio, no final da colheita, ela passaria para outubro, dando tempo para que se possa buscar medidas alternativas para solucionar o impacto, principalmente, para aqueles produtores que já estão enfrentando dificuldades, como é o caso da região da metade sul que já vem de outras adversidades e agora enfrenta essa estiagem recente”, explicou.

Pires também comentou sobre o pedido de apoio estadual e federal para assistência social a agricultores familiares e trabalhadores de baixa renda não segurados. “São aqueles que não têm acesso a crédito rural e que dependem exclusivamente dessa agricultura de subsistência; são famílias que dependem de toda uma cadeia, e o Estado também necessita de uma boa produção para girar recursos a atender a demanda dos municípios”. Além desses pontos, o documento entregue ao Governador Leite também solicita a prorrogação de todas as parcelas dos contratos de investimentos, inclusive do âmbito do PSI, que tem vencimento em 2020; repactuação de até 10 anos do crédito agropecuário; e ampliação do zoneamento da soja e do milho por um mês. “Ou seja, nada muito além do que o governo já era acostumado a fazer em outras realidades com problemas que enfrentamos como esse”.

Segundo o assessor da FARSUL, “a conversa inicial mostrou o governador sensível aos problemas, com ele dizendo que iria atender no que estivesse em sua competência. Além disso, destacou o secretário Covatti Filho para buscar o atendimento dessas demandas tão importantes, e acreditamos que, pela boa relação com o Governo Federal, vamos ter um bom retorno em relação a esse ofício e os produtores terão um alento para amenizar a sua situação”, finalizou Pires.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Divulgação