Vereador denuncia descarte irregular de resíduos em São Nicolau

Em entrevista à Rádio São Luiz, o vereador Milton José Silva da Cunha (PT), de São Nicolau, abordou a questão de descarte de resíduos em lixões do município que teria feito pela Prefeitura.

Segundo Cunha, “há dias que os moradores falam sobre o lixão, pois é um descarte de vários materiais, como pneus com água e outros tipos de lixo. Posso falar que o Município está largando lá (no lixão), pois tenho fotos e vídeo da caçamba da Prefeitura descartando lixo, e o município joga a culpa nos moradores, como colocado em rede social no final de semana”.

Ainda conforme o vereador, “noutro lixão, na saída para Pirapó, tem pneus com água e baterias de celulares. Nosso município está em 4º lugar no ranking de focos do mosquito da dengue, de acordo com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, então o Poder Público tem que tomar uma atitude. E nós, vereadores, estamos tomando as providências cabíveis para solucionar esse problema, pois, no momento em que der uma epidemia, todos vão ser afetados. Assim, estamos indo nos órgãos ambientais para buscar uma providência”, ressaltou o edil.

O CONTRAPONTO DO PREFEITO – O prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, negou que a autoria dos descartes seja de parte do Poder Público Municipal. Segundo o Chefe do Executivo, “estamos pedindo à população para tomar os cuidados com os resíduos, até porque não cabe só à Administração fazer o trabalho, cada um tem que fazer a sua parte. Sobre os descartes irregulares, tem lei para multar a prática de descarte de lixo de forma irregular, como está havendo nos locais em que a Prefeitura utiliza para o depósito de entulho e restos de podas. Não é a Administração que está largando lixo, mas alguém da população. Então, estamos comunicando que estamos investigando e, se conseguirmos provar quem largou (lixo) lá, vamos multar e essa pessoa vai responder um processo”, alertou.

Conforme o prefeito, o recolhimento de lixo doméstico é realizado três vezes por semana através de um consórcio intermunicipal para dar a destinação correta dos resíduos.

Fonte: Rádio São Luiz