Na categoria melhor música, Érlon Péricles e Lincon Ramos também venceram. (Foto: Divulgação)
Um grupo de jurados formadores de opinião escolheu os artistas que mais se destacaram na música regional gaúcha em 2019. Jorge Guedes & Família conquistou dois troféus, nas categorias melhor cantor/ dupla e melhor CD (Pra Entender Quem Canta Assim). Pela primeira vez, uma categoria (melhor clipe) teve empate: o primeiro lugar será dividido entre os grupos Voca Pampa (Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, com direção de Josemar Dias) e Alma Gaudéria (Vôo a Porto Alegre, com direção de Gustavo Brodinho).
Tema da Semana Farroupilha, “Quem Descobriu o Rio Grande”, de Érlon Péricles e Diego Müller, com interpretação do Érlon, César Oliveira & Rogério Melo e Lincon Ramos, foi a melhor música de 2019. Por sua vez, a revelação do ano passado é Moisés Oliveira & Grupo Vozes do Campo. Já na categoria melhor grupo de baile, pelo quarto ano consecutivo, João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo foi o vencedor.
Depois de conquistar o prêmio em 2017, Analise Severo foi escolhida a melhor cantora. Participaram da seleção, nesta segunda etapa, Jairo Reis (blog Ronda dos Festivais), Célio Jr. (Planalto FM, Passo Fundo), Gilberto de Moura Mello (Batovi AM, São Gabriel), Marcos Alves (Fema FM, Santa Rosa), Osmar Fernandes (Menina FM, Balneário Camboriú), Élvio Rossi, patrão do CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria, e Giovani Grizotti.
Os artistas vencedores estarão, ao vivo, do Jornal do Almoço, na terça-feira, 4, data em que também animarão o show de premiação, que acontece na concha acústica do Rodeio Internacional de Vacaria, a partir das 20h. O evento é beneficente ao projeto social “Lapidando o Cidadão”, coordenado pelo promotor de Justiça Luiz Augusto Gonçalves Costa e que ensina tênis a crianças carentes da cidade.
Como tem ocorrido nos últimos anos, a escolha dos melhores artistas de 2019 uniu voto técnico com escolha popular. Na primeira etapa, o público pode indicar seus artistas preferidos na página do Repórter Farroupilha no Facebook. Em seguida, um grupo de radialistas apontou, sem sete categorias, oito pré-selecionados, que foram submetidos a uma votação no G1RS. Depois de mais de 600 mil votos, os quatro mais votados foram submetidos a um segundo júri que, então, escolheu os vencedores.