Cresce o número de focos do mosquito Aedes Aegypti em Caibaté

(Foto: divulgação)

Entre os dias 13 e 17 de janeiro, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) para o Aedes aegypti, em Caibaté. Agentes Comunitários de Saúde foram convocados das suas férias para realizar esse trabalho junto com a Fiscal da Vigilância Sanitária. Foram inspecionados apenas 20% dos imóveis do município e coletadas muitas amostras de larvas, que mais tarde tiveram resultado positivo para o mosquito Aedes aegypti, resultando em um índice de infestação de considerável risco.

O município emitiu alerta destacando que os cuidados devem ser redobrados. Deve-se evitar a coleta de água da chuva em cisternas, baldes, tambores e bacias, pois foram nesses recipientes que a equipe mais encontrou focos. Outros recipientes em desuso (pneus, potes de flor e plásticos) também foram elencados como locais de risco. A temeridade dos serviços de saúde é que ocorra uma epidemia, com em 2015.

Em nota, as equipes de saúde do município destacam que precisam da colaboração e compreensão de todos. “É uma obrigação do proprietário ou inquilino do imóvel a vistoria, pelo menos uma vez por semana, nos pátios de suas residências”.

Fonte: Secretária de Saúde e Ação Social de Caibaté – Serviço de Vigilância Sanitária