Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Dirigentes do PT enaltecem os 40 anos de fundação do partido

O Partido dos Trabalhadores – PT completou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, 40 anos de fundação. E, para abordar a passagem da data, o coordenador regional do partido, Jarcedi Jacques Terra, e a vereadora e vice-presidente municipal do PT, Ana Barros, comentaram sobre aspectos históricos do Partido dos Trabalhadores e os trabalhos que estarão sendo realizados em preparação ao pleito eleitoral que se avizinha.

Conforme Jarcedi, “é uma data muito importante para mim, pois participo do partido desde sua fundação e sempre lembro de 40 anos atrás, quando o partido foi fundado em São Paulo e que contou com companheiros de São Luiz e região presentes”. Conforme o coordenador regional, “a história do PT se confunde com a luta do povo brasileiro por um pais mais justo, igualitário e solidário, e a gente tem a felicidade de dizer que o PT, ao longo de seu governo, mudou em muito o país, principalmente, a história do povo trabalhador. Desde o primeiro slogan, “Trabalho, Terra e Liberdade”, podemos dizer que no governo do PT conseguimos fazer com que cerca de 20 milhões de pessoas tivessem carteira assinada. Quanto à terra, conseguimos assentar em torno de 200 mil famílias que tiveram terra para produzir. E, quanto à liberdade, estamos vemos hoje um grande retrocesso, pois estamos vendo voltar aquela época em que foi a ditadura, e isso é reflexo também dos governos atuais”.

Conforme Ana Barros, atual presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, “eu passei a militar no PT pela via do sindicalismo, na luta e defesa dos direitos dos trabalhadores nas reposições salariais. E ali, quando se consegue reconhecer esse viés, essa conscientização me levou por um caminho ao que vim parar no PT. E não é a sigla que faz com que eu tenha essa visão, mas é um projeto de uma sociedade justa, de um país como o Brasil que tem todas as qualidades e riquezas para que o povo possa viver com dignidade; porém, ocorreu uma centralização de renda que trouxe uma imensa desigualdade social, que acarreta em falta de recursos para as áreas básicas, como Saúde, Educação, Segurança, além de alimentar o desemprego”, explicou.

Sobre a situação atual da política e do partido, Ana salientou: “Botaram no PT uma tarja de corrupção, e eu aqui não vou dizer que o partido não tenha que fazer uma autocrítica. Nós temos companheiros que, na minha opinião, deviam ser expulsos do partido, pois não toleramos ninguém metido em corrupção, mas tentaram emblemar todo mundo do PT e da esquerda como corruptos. Mas agora eu pergunto: foi ‘apagado’ o camarada vinculado ao Queiroz e diretamente ligado ao gabinete do deputado Flavio Bolsonaro, e esses ‘milicianos’ ganham uma eleição dizendo que iriam ‘acabar com a corrupção’, moralizar o país e acabar com a violência através de armas para o cidadão, Eu acredito numa sociedade que dê oportunidade para todos como meio de reduzir a violência, pois, reprimir violência com fome e desemprego, eu não acredito”, enfatizou.

CARAVANA REGIONAL – Para comemorar os 40 anos de fundação do partido, o PT estará promovendo durante os próximos dias, a 2ª Caravana Regional, cuja programação inicia com encontro no dia 29 de fevereiro, em Santo Ângelo. Em São Luiz Gonzaga, a Caravana estará aqui no dia 6 de março, à tarde: “O debate que estará sendo feito é sobre a organização do partido na região das Missões e a discussão visando as eleições municipais que ocorrerão no mês de outubro”, explicou Jarcedi.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

Sair da versão mobile