Cartilha elaborada pela AREA orienta sobre a construção e manutenção dos passeios públicos em São Luiz Gonzaga

Em entrevista à Rádio São Luiz, a arquiteta Deise Flores e o engenheiro civil Marcus Vinícius do Prado comentaram sobre a recente confecção da Cartilha dos Passeios Públicos de São Luiz Gonzaga, elaborada pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREA e disponibilizada ao cidadão pela Prefeitura Municipal.

Segundo Deise, “a ideia da confecção da cartilha surgiu após reunião na ACI que tratava sobre o embelezamento da cidade. Como um dos fatores que proporcionam esse aspecto são os passeios públicos, levamos esse assunto para a AREA e montamos um grupo de trabalho para elaboração da cartilha”. O material confeccionado contém orientações para a construção de passeios públicos (calçadas) no perímetro urbano de São Luiz, com as leis do Plano Diretor devidamente explicadas e ilustradas de modo a facilitar o entendimento e acesso ao conteúdo pelo cidadão.

Conforme Marcus, “sendo São Luiz uma cidade histórica, nunca houve o hábito dos moradores em fazer o seu passeio público. Poucas pessoas se davam o trabalho de fazer o piso, mas está na lei e é um dever do morador e uma questão de cidadania”. Conforme o engenheiro, nas ruas que estão recebendo novas pavimentações pela Prefeitura, a cartilha estará sendo entregue aos moradores como forma de conscientizar o cidadão a efetuar a construção do passeio público, devidamente norteado pelas especificações detalhadas no material gráfico: “A prefeitura faz a parte dela e o cidadão precisa fazer a parte dele, pois, senão, acaba por prejudicar a mobilidade dos pedestres, salientou”.

A arquiteta Deise também ressaltou que “a Cartilha dos Passeios Públicos explica direitinho como é uma calçada ideal: é aquela em que se pode transitar livremente, tanto idosos como pessoas com mobilidade reduzida. A calçada ideal deve ter acessibilidade, largura adequada, fluidez, continuidade, segurança e espaço de socialização, e deve ser construída com específicos tipos de piso. Assim, se a calçada permite a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, permitirá a circulação de qualquer pessoa, sendo essa uma calçada ideal”.

A Cartilha dos Passeios Públicos é disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura Municipal, e apresenta orientações tanto sobre o tipo de calçadas, como a escolha da arborização a ser plantada nos passeios públicos, assim como outras informações pertinentes.

Fonte: Rádio São Luiz

Fotos: Kelvin Morais e Emerson Scheis/Rádio São Luiz