Cerro Largo tem três casos de dengue confirmados

Na tarde de ontem (17/2), chegaram os resultados dos primeiros exames enviados ao LACEN/RS, confirmando oficialmente a existência de pelo menos três casos de dengue em Cerro Largo. Com esta informação, a secretária municipal da Saúde, Maria Hartmann, voltou antecipadamente de seu período de férias e, à noite, participou da sessão da Câmara de Vereadores, onde foi apreciada a solicitação para a contratação de mais duas pessoas para reforçar a equipe de endemias da Secretaria.

Na manhã de hoje (18/2), o coordenador regional da 12ª CRS (Santo Ângelo), Yuri Sommer, acompanhado de outros técnicos, esteve em Cerro Largo, quando reuniu-se com a Secretaria Municipal e também fez uma visita às emissoras de rádio.

FUMACÊ

De acordo com Maria Hartmann, assim que o tempo melhor – e não estiver ventando, será feito a utilização do fumacê na cidade.

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar os mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Trata-se de uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.

PREVENÇÃO

Hartmann também aconselhou as pessoas à agirem preventivamente, usando repelentes e mantendo os pátios das residências livres de água parada.

Ela informou que os casos confirmados são de pessoas moradoras do centro da cidade, onde será intensificado o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypt. Depois, o trabalho será estendido aos bairros e vilas.

Fonte: Portal LH Franqui