Uergs se prepara para receber novos acadêmicos de Agronomia e Pedagogia

Em entrevista à Rádio São Luiz, o coordenador do curso de Agronomia da Uergs de São Luiz Gonzaga, Eugênio Portela, falou sobre a expectativa de retorno às aulas e sobre o andamento das obras de construção do primeiro módulo da sede própria da universidade.

Conforme Portela, para o dia 9 de março são esperados os novos acadêmicos a ingressarem nas turmas dos cursos de Agronomia e Pedagogia, assim como a continuidade das atividades do curso de Tecnologia de Alimentos, que só não abriu nova turma por conta de espaço físico.

“A Agronomia e a Pedagogia são cursos que têm muita procura e neste ano, embora com problemas no ENEM e no SISU, tivemos uma procura muito boa, com a primeira chamada compreendendo candidatos do Brasil inteiro, o que elevou a média da nota de ingresso. Dentre as 24 unidades da Uergs, o campus de São Luiz Gonzaga ficou em 5º lugar em procura de cursos e, referente à procura pelo curso de Agronomia, ficamos em 2º lugar”.

Portela também agradeceu às empresas e entidades parceiras da Uergs no que diz respeito às oportunidades de estágio aos acadêmicos, mais especificamente, para o curso de Agronomia: “Agradecemos à Coopatrigo, que é referência regional e sempre oportuniza estágio para nossos estudantes, assim como a EMATER, a Secretaria de Agricultura do RS e a Embrapa Trigo”.

SEDE PRÓPRIA EM CONSTRUÇÃO – Com obras a pleno vapor, o coordenador do curso de Agronomia destacou os caminhos que levaram à contemplação da importante demanda da universidade: “Foi uma grande luta, mostrando que ninguém faz nada isoladamente, mas sim com a união de todos, e a comunidade tem valorizado muito a nossa Uergs, que é a motivação que nos mostra que o caminho que estamos trilhando é o acertado. Tivemos uma grande aliada que foi nossa ex-reitora Arisa da Luz, bem como da classe política de São Luiz Gonzaga, através do prefeito Sidney Brondani e dos vereadores, os quais tiveram fundamental papel em destravar o processo burocrático em Brasília. E, lógico, destacamos a contribuição do deputado Afonso Motta e do senador Lasier Martins que alocaram o recurso para a construção do primeiro módulo”, salientou. Segundo Portela, após a conclusão da obra, prevista ainda para 2020, o próximo passo será buscar novos recursos para contemplar a construção do segundo e terceiro módulo da sede própria da Uergs de São Luiz Gonzaga, de forma a proporcionar as atividades acadêmicas em sua plenitude.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Emerson Scheis/Rádio São Luiz