Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo encerra na sexta-feira

Apenas 20% do público alvo compareceram nas unidades de saúde

Nesta sexta-feira, 13 de março, chega ao fim a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O público alvo da mobilização são crianças de cinco anos de idade até adolescentes de 19 anos. Para a imunização, os pais ou responsáveis precisam apresentar a Caderneta de Vacinação e o Cartão SUS da criança ou adolescentes nas respectivas unidades de saúde.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé destaca a baixa procura pela imunização e os riscos da doença. “Neste ano, já ocorreram mortes causadas pelo sarampo e a única maneira de evitar a doença é estar imunizado. É importante que as pessoas na faixa etária prioritária de cinco a 19 anos compareçam nas unidades de saúde para avaliar sua situação vacinal e se necessário realizar a vacina. No município, a campanha que iniciou em 10 de fevereiro, atingiu até o momento 20% do público esperado. Por isso, precisamos que todos nessa faixa etária compareceram as unidades para verificar sua situação vacinal”.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na semana passada, foram confirmados 338 casos de sarampo em oito estados neste ano: São Paulo (136 casos), Rio de Janeiro (93 casos), Paraná (64 casos), Santa Catarina (22 casos), Rio Grande do Sul (11 casos), Pernambuco (sete casos), Pará (quatro casos) e Alagoas (1 caso). Dez estados (incluindo Minas Gerais e Bahia, que tiveram casos confirmados em 2019) estão com circulação ativa do vírus do sarampo. No momento, o país registra três óbitos por sarampo (Pará, Rio de Janeiro e São Paulo).

As próximas etapas Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vão ocorrer com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 20 a 59 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Ministério da Saúde