IGP suspende confecção de carteiras de identidade por ordem de chegada

A partir de quarta-feira, 18, os Postos de Identificação do IGP em Porto Alegre e no interior só atenderão casos de necessidade extrema. E, ainda assim, será preciso primeiro agendar o serviço por telefone. Não haverá mais atendimento por ordem de chegada. As medidas visam o cumprimento do Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia de Covid-19.
Os agendamentos previstos a partir de hoje(18) em todo o Estado e na capital estão suspensos, bem como a emissão da carteira de identidade na modalidade expressa.
O cidadão deve ligar para o posto mais próximo. Caso a necessidade seja comprovada – por meio de documentos, como ocorrência policial, passagem aérea, reserva de hotel, etc – será agendado um horário para o atendimento presencial. Os telefones para solicitar a avaliação estão disponíveis em https://igp.rs.gov.br/informacoes-sobre-carteira-de-identidade. A retirada das carteiras já confeccionadas segue a mesma orientação.
Todos os postos terão horário unificado, das 8h às 14h, de 2a a 6a feira. Os Postos do interior, que funcionam por meio de convênio com as Prefeituras, seguirão as determinações de cada município.
Nos Postos médico-legais, estão suspensos os atendimentos a vítimas vivas, para realização de exames de lesões corporais. Os exames de embriaguez, sexologia urgente e em custodiados do sistema penal seguem sendo realizados, porém dentro dos PML´s, para evitar o deslocamento das equipes. As necrópsias  funcionam normalmente.
Os Postos de Criminalística realizarão apenas os atendimentos de urgência, como perícias de local de crime –  suspendendo os exames periciais em locais e veículos que não demandem urgência.

Fonte: IGP/RS