Campanha busca arrecadar valores para o Hospital visando o enfrentamento ao Coronavírus

Em entrevista à Rádio São Luiz, o médico neurologista José Renato Grisolia falou sobre campanha lançada ontem em prol do Hospital São Luiz Gonzaga visando obter doações em dinheiro e em material para a confecção de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como macacões, máscaras, dentre outros.

Segundo Grisolia, “já vínhamos traçando ações para enfrentar o Coronavírus e começamos a ver nos noticiários todo o país se mobilizando para aumentar leitos com ventilação mecânica. Da mesma forma, o sindicato dos médicos já havia denunciado a falta de EPIs para trabalhadores de saúde em hospitais e constatamos que, em Passo Fundo, uma campanha solicitava doações de materiais para costureiras voluntárias confeccionarem artesanalmente os EPIs para os hospitais de lá. Diante disso, conversei com a enfermeira-chefe do hospital e ela disse que ainda tínhamos EPIs, mas, se caso a epidemia vier forte e durante muitos dias, chegará um momento em que não teremos mais EPIs”, explicou.

Assim, conforme o médico, foi acionado o Conselho de Saúde, onde Grisolia expôs a situação: “Ou tomávamos atitude ou chegaríamos ao ponto de morrer alguém por falta de leito ou por não ter funcionário com EPI para chegar perto dos pacientes. Ali, já se começou um movimento de forma espontânea pelos presentes, os quais começaram a mandar pedidos de doações a seus contatos. Logo após, no final do dia, fiz um apelo forte no Facebook colocando a real situação, e repercutiu muito, com várias ligações de pessoas já se comprometendo com doações”, destacou.

Segundo Grisolia, a meta da campanha iniciada pelo Conselho Municipal de Saúde é de arrecadar R$ 25 mil, os quais serão utilizados para o conserto de ventiladores e para o reforço e manutenção da rede elétrica do hospital para suportar a carga com o uso da ventilação mecânica. Também conforme o médico, a campanha já arrecadou recursos doados para a compra de mais EPIs, os quais serão adquiridos a preço abaixo de mercado.

São bem-vindas doações de qualquer valor, bastando ser transferido para as seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil – Agência 04375  e Conta 32212-1

Banrisul – Agência 0412 e Conta 06001119.0.1

CNPJ do Hospital São Luiz Gonzaga: 97.081.756/0001-44

Conforme Grisolia, uma equipe do hospital estará monitorando os depósitos, separando os recursos da campanha para que não sejam misturados aos demais valores da casa de saúde, visando a destinação exclusiva do dinheiro para os objetivos da campanha.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz