ACI irá apresentar proposta ao Comitê de Saúde para que comércio, indústria e serviços retornem aos poucos às atividades em São Luiz Gonzaga

Em entrevista à Rádio São Luiz, o presidente da ACI de São Luiz Gonzaga, Marcos Batista da Rosa, informou que a entidade irá encaminhar proposta ao Comitê Extraordinário de Saúde (criado para direcionar as ações de combate ao novo Coronavírus no município) para que as atividades do comércio, indústria e serviços sejam retomados de forma gradual.

Conforme Marcos, “conversamos a semana inteira com nossos associados e, mesmo antes do decreto municipal (que declarou o estado de calamidade pública e determinou o fechamento do comércio e a suspensão de várias atividades no município), já tínhamos nos reunido e combinado que a orientação fosse uma só para todos, vindo a repassar todas as informações para nossos associados. Porém, a cada dia novas informações vão chegando, e que nos levam a pensar a respeito da pandemia e, ao mesmo tempo, da situação econômica. E é parecer nosso de que é preciso existir uma convergência para incentivar as pessoas dos grupos de risco a permanecer em suas casas, mas também de que o comércio, a indústria e os serviços precisam voltar ao trabalho aos poucos. Já é um debate nacional em que o cenário será de sérios problemas”, explicou.

Ainda conforme o presidente da ACI, “na semana que vem, o Comitê terá uma nova reunião, quando a Associação levará a proposta para que, aos poucos, as atividades sejam retomadas com todo o cuidado possível, pois dentro das empresas as pessoas estão tomando os cuidados e cumprindo as determinações do decreto, mas estamos sentindo um baque muito forte logo adiante. E, se isso se prorrogar por mais uma semana, o baque será maior ainda, principalmente se tiver de ocorrer um lockdown das empresas no futuro. Da mesma forma, o decreto do prefeito deixa espaço para a ACI fazer essa avaliação, deixando a entender que podemos atuar em plantões nas empresas, fazer entregas em domicílio e fazer o trabalho de promover o comércio, indústria e serviços ao mesmo tempo em que realizamos o controle sanitário. Por isso, destacamos que precisamos retomar aos poucos as atividades pois o problema virá a ser muito sério em pouco tempo”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz