Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia nesta quinta-feira

(Foto: arquivo/divulgação)

Mais de 5 mil idosos foram imunizados durante a primeira fase da mobilização

Amanhã, 16 de abril, começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A mobilização passará a imunizar os seguintes grupos: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.

Para a imunização, de acordo com nota técnico do Ministério da Saúde, além do cartão SUS e da caderneta de vacinação, será necessário apresentar os seguintes documentos:

– Profissionais que atuam nas Forças Armadas devem se dirigir à unidade de saúde e apresentar a identidade profissional;

– Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo devem apresentar documentos comprobatórios, como a Carteira de Trabalho, contracheque junto com o documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria de motoristas), Carteira de Habilitação (C, D ou E) ou crachá funcional;

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, precisam apresentar laudos ou declaração médica, comprovando as situações listadas pelo Ministério da Saúde.

1ª ETAPA

De 23 de março até 15 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe focou na imunização de idosos (com 60 anos ou mais) e de profissionais da área da saúde (pública e privada).  Durante a primeira etapa, as equipes das unidades de saúde realizaram um roteiro de vacinação dos idosos nas residências, sem que eles precisassem ir até as ESFs.

Ao todo, 5.256 idosos foram vacinados, o equivalente a 100,88 % do público alvo (a estimativa era de 5.210) Já os profissionais da saúde, 643 foram imunizados (78,03% do público alvo, o qual era estimado em 824). “Lembramos que, mesmo com o início da imunização de outros grupos prioritários, continuamos com a vacinação de idosos e profissionais da saúde. Basta procurar as unidades de saúde e receber a dose da vacina”, ressaltou a enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde.

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 9 de maio. A partir da data, inicia a imunização de professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Por Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA