Ações de combate ao COVID-19 e a dengue pautaram reunião do Executivo Municipal e 12ª CRS

Reunião ocorreu na quinta-feira, no Gabinete do Prefeito. (Foto: divulgação)

Comitiva da coordenadoria também visitou o HSLG e o local para instalação de Hospital de Campanha

As ações de combate a dengue e de enfrentamento ao COVID-19 (novo coronavírus) pautaram reunião no gabinete do prefeito Sidney Brondani, na quinta-feira (23). O encontro contou com a participação do vice-prefeito Mário Trindade; do coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Yuri Sommer Zabolotsky; da secretária de Saúde, Clari Ramborger; do enfermeiro da Vigilância Sanitária da 12ª CRS, João Paulo Torres; do coordenador do Setor de Planejamento, Rodrigo Reis e da coordenadora do Centro de Saúde, Águeda Balbé.

As medidas de prevenção e de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus realizadas pelo município foram abordadas. “Essa é uma situação nova, mas é preferível pecarmos por excesso. Estamos aprendendo e vamos nos ajustando conforme a situação permite, sempre pedindo o apoio e o bom senso da comunidade em prol da saúde do coletivo”, destacou o prefeito Sidney Brondani. De acordo com boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira, São Luiz Gonzaga possui duas pessoas em isolamento domiciliar por síndrome gripal em observação e nenhum caso suspeito aguardando resultado de exames.

O coordenador regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky, ressaltou as ações de prevenção contra o vírus. “Foi importante começarmos essa mobilização antes do surgimento de casos na região, como as ações para implantação de leitos, aquisição de equipamentos de segurança, materiais, desenvolvimento de planos de contingência, entre outras. Vamos iniciar o inverno preparados da melhor forma possível para enfrentar a COVID-19”.

Após a reunião, a comitiva da 12ªCRS e da Secretaria de Saúde realizou uma visita ao Hospital São Luiz Gonzaga, com orientações sobre o atendimento ao COVID-19 e outras patologias. Também foi repassada ao coordenador a estrutura do HSLG para atendimentos e realizada visita ao local destinado para a instalação do Hospital de Campanha.

DENGUE

O município possui um caso autóctone de dengue (quando a doença é contraída na cidade onde a pessoa reside) e um caso suspeito esperando o resultado de exames comprobatórios. Ambos os pacientes residem no Bairro Duque de Caxias. Para intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, além da colaboração da comunidade, foi definida a realização de mutirões, promovidos em conjunto pelas secretarias municipais. Inicialmente, as ações serão concentradas no Bairro Duque de Caxias, também com a aplicação de veneno pela área para eliminar possíveis vetores da doença.

Por Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga