Uergs Unidade – São Luiz Gonzaga permanece com aulas suspensas e realização de ações voltadas a prevenção ao COVID-19

Entrega máscaras pelos acadêmicos de Pedagogia. (Foto: divulgação/UERGS)

De acordo com o Plano de Contingência da Uergs, as aulas continuam suspensas como medida de prevenção ao COVID-19. O atendimento administrativo está sendo realizado de forma remota, e a Unidade tem realizado atendimento a comunidade acadêmica de forma presencial toda quarta-feira no turno da manhã das 8h30min às 11h30min.

Enquanto as aulas permanecem suspensas, a Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga continua realizando atividades voltadas aos Projetos de Pesquisa, na área experimental do Curso de Agronomia, ações de extensão e rotinas administrativas remotas, respeitando todas as orientações e recomendações.

Além das atividades relacionadas aos projetos, “Uergs e URI mais unidas em prol da saúde coletiva – Campanha: Sabão é bom!”; “Fique em casa, com a UERGS junto”, “Pedagogia em Ação – contra o COVID19: confecção de máscaras artesanais” e “1° Web Congresso de Agronomia: fique em casa e aprenda!”, a Unidade inicia na segunda-feira, de forma online, a Formação “Café com Paulo Freire: a dialogicidade em tempos de pandemia”, o qual busca reunir estudiosos, estudantes, professores e comunidade externa para um momento de reflexão sobre a educação,  a partir das lentes de Paulo Freire. De acordo com a Coordenadora desta formação professora Viviane Maurente: “Tendo em vista o momento vivido de pandemia e da incerteza sobre educação brasileira, trazer Paulo Freire para um debate aberto despido de preconceitos e ritos políticos poderá fortalecer as pessoas que atuam ou atuarão na educação”.

Também, com o objetivo de garantir a segurança dos alimentos neste período, e consequentemente a saúde do consumidor, o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UERGS – Unidade São Luiz Gonzaga oferece a comunidade material informativo a respeito de cuidados a serem tomados na vida social e principalmente no consumo de alimentos durante o período de pandemia. Os materiais serão divulgados semanalmente nas redes sociais da Unidade da Uergs: Facebook, Instagram e Whatsapp.

A professora Claudia Hernandes Ogeda destaca que “o presente momento em que todos estamos vivendo, tem muitos significados, desde cuidados consigo mesmo e com nossos familiares, até com a sociedade em que estamos inseridos, e deste modo, foi feita a proposta de fabricar álcool gel para ser distribuído ao Lar dos Idosos e à Secretaria de Saúde do município”. Até o momento, foram realizados testes preliminares com os reagentes, doados pelos docentes da Unidade local, e possivelmente nos próximos dias serão produzidos e distribuído o álcool em gel, que contou com a doação do álcool da Coopercana de Porto Xavier.

Cabe também informar que a Unidade lançou nesta semana a Campanha: “Faça sua parte – todos de máscaras”, com a distribuição de máscaras gratuitamente para seus acadêmicos e familiares, no intuído de que todos acadêmicos da Uergs – Unidade São Luiz Gonzaga auxiliem na conscientização da população sobre a importância do uso de máscara quando necessário sair de casa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERGS