Paciente hospitalizado em Santo Ângelo testa positivo para coronavírus

(Imagem: divulgação)

Confirmação veio através de novo teste rápido. Coleta de material genético foi enviada ao Lacen para contraprova

Coordenador Regional de Saúde fala à São Luiz sobre o caso. Ouça:

Um homem de 39 anos, caminhoneiro, que entre segunda e terça-feira chegou de São Paulo, foi hospitalizado no Hospital Santo Ângelo com tosse, febre e dificuldade para respirar. Em virtude dos sintomas suspeitos do novo coronavírus, ontem (24), foi realizado um teste rápido, que apontou negativo. Contudo, hoje, pela manhã, novo teste rápido testou positivo para a doença.

Natural de Santo Ângelo, o homem apresenta boa evolução, mas segue hospitalizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Conforme o coordenador regional da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, ele está sendo tratado com aplicações de medicações de acordo com o critério clínico, inclusive o de Tamiflu, originalmente usado para tratar H1N1.

Iury também destaca que a família, as equipes de saúde e todas as outras pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas. “Sabíamos que ia chegar. Vamos aguardar a confirmação do Lacen (coleta de material genético foi enviada ao laboratório para contraprova), que deve sair em quatro dias. Já estamos tomando as medidas necessárias”. Entre as orientações de prevenção citadas por Iury estão evitar aglomerações, filas de banco, pessoas em grupo tomando chimarrão, entre várias outras situações semelhantes.

O coordenador ressaltou que a partir de agora o uso de máscaras deve ser reforçado. “Pessoal que vir a Santo Ângelo deve redobrar os cuidados, principalmente os da saúde, os motoristas. Atenção na higienização dos carros.  Já fiz um vídeo e encaminhei aos secretários municipais de saúde e, a partir de agora, vamos enfrentar da maneira que vier. Esperamos que sejam casos isolados, para que nossos serviços de saúde consigam atender”, concluiu.

Fonte: Rádio São Luiz