Controle do coronavírus em Santo Ângelo é tema de videoconferência

Grupo discutiu ações prioritárias no combate ao coronavírus. (Foto: divulgação/assessoria de imprensa)

A situação do contágio do coronavírus no município de Santo Ângelo foi debatida por meio de videoconferência entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o prefeito Jaques Barbosa, na manhã desta quinta-feira (30). O fato de ter sido confirmado o primeiro óbito por coronavírus na cidade motivou o debate sobre prevenção, controle e capacidade de atendimento à Covid-19.

Sobre a rede de atenção hospitalar, a secretária afirmou que a prioridade para o Rio Grande do Sul, neste momento, é a implementação de leitos de UTI para suprir a demanda de pacientes graves do Covid-19.

Ela também alertou sobre a importância da notificação correta dos resultados dos testes rápidos de detecção de coronavírus, tanto os negativos quanto os positivos para a tomada de decisões dos gestores públicos. Reforçou, ainda, que as prefeituras devem trabalhar junto à área da indústria, principalmente com os frigoríficos, na elaboração de Planos de Contingência, conforme a Portaria 283 publicada na quarta-feira e que regulamenta as atividades nas indústrias.

O prefeito de Santo Ângelo estava acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, pelo coordenador da 12ª Regional de Saúde, Iury Sommer, pelo deputado Eduardo Loureiro e pelo vereador Pedro Waszkiewicz. Também participaram da sala de reunião integrantes da diretoria da SES/RS.

Fonte: Governo do Estado – RS