Coronavírus: Prefeito Brondani comenta mudança de bandeira amarela para laranja em São Luiz Gonzaga

(Foto: arquivo/Rádio São Luiz)

O Governo do Estado alterou a classificação de risco de propagação do coronavírus em São Luiz Gonzaga no final de semana. Antes, a bandeira era amarela, indicando um risco baixo. A mudança, contudo, já era esperada, em virtude dos surgimentos de casos no município.

A cor laranja, que agora vigora, segundo divulgação do governo estadual, significa que a área se encontra em um de dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Para o prefeito Sidney Brondani, o que a comunidade precisa fazer é reforçar as medidas de prevenção que, segundo ele, têm tido boa recepção da comunidade. “O ideal seria 100% de engajamento, mas percebo que nossa população e o comércio estão se prevenindo e tomando os cuidados dispostos nos decretos”, avalia. Aliás, sobre o novo decreto, publicado ontem, Brondani comentou que pouco ou nada deve mudar em São Luiz Gonzaga, já que o município se antecipou e tomou medidas de prevenção logo nos primeiros sinais da doença na região.

Nesta semana, como deve iniciar o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial, o prefeito destacou que irá disponibilizar duas máquinas copiadoras e uma equipe da prefeitura para agilizar o processo burocrático na Agência da Caixa Econômica Federal. Segundo a gerência da unidade, a alta demanda por cópias era um dos grandes motivos para a demora no atendimento. O 4º RCB e o 14º BPM devem auxiliar na orientação da comunidade para respeitar o distanciamento mínimo nas filas.

Brondani, que está despachando de casa e saindo apenas em caso de extrema necessidade, ressaltou que a crise não tem data para acabar e isso acarreta em grande dificuldade para a administração, que vê a arrecadação cair cada vez mais.

Fonte: Rádio São Luiz