Agricultura Familiar solicita anistia das dívidas do Programa Troca-Troca de Sementes

Seca afetou diretamente a cultura no Estado. (Foto: divulgação)

Para tratar do Troca-Troca de sementes, na segunda-feira (11), a FETAG-RS, representada pelo presidente Carlos Joel da Silva, participou de uma videoconferência agendada pelo deputado Elton Weber, com o secretário-chefe da Casa Civil Otomar Vivian e com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O tema tratado foi programa Troca-Troca de Sementes de milho.

Considerando o cenário a cada dia mais complicado em virtude da estiagem e do Coronavírus, a FETAG-RS solicitou ao Governo do Estado apoio aos agricultores familiares que aderiram ao Troca-Troca na última safra. O programa oferece ao agricultor um subsídio no valor de 28% do valor total das sementes adquiridas, que são pagos pelo Governo do Estado. Os outros 72% ficam a cargo de cada agricultor. A FETAG-RS e os deputados solicitaram que o governo estadual assuma o restante do valor devido, que totalizaria cerca de R$17 milhões.

Como encaminhamento, os secretários se comprometeram a fazer a análise junto a Secretaria Estadual da Fazenda, para que se possa dar um retorno imediato para a FETAG-RS e para os deputados solicitantes.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “os agricultores estão sendo duplamente prejudicados neste ano. A estiagem, que assola o Estado desde dezembro, e mais recentemente pelo Coronavírus. Ele está sem dinheiro. Acredito que, como já foi feito por governos anteriores, a atual gestão possa estender a mão aos nossos agricultores e arcar com o valor. Infelizmente, os agricultores estão perdendo toda ou boa parte de suas lavouras”.

Também participaram os deputados estaduais Edson Brum e Frederico Antunes, que é o líder do governo na Assembleia Legislativa, e o deputado federal Heitor Schuch.

Fonte: FETAG-RS