Registrado quinto caso de dengue em São Luiz Gonzaga

(Foto: divulgação)

Paciente é um homem de 20 anos, morador do Bairro Marcos

Mais um caso de dengue foi confirmado em São Luiz Gonzaga na sexta-feira (15), após exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS). O paciente é um homem de 20 anos, morador do Bairro Marcos.

O paciente recebeu atendido médico na ESF Ramona Gonçalves Ferreira e está em bom estado clínico. De acordo com a Secretaria de Saúde, não foi possível identificar se o caso de dengue é autóctone (quando a doença é contraída no município onde o paciente reside) ou importado (quando a pessoa viaja para outra cidade e acaba contraindo a doença). O homem reside em São Luiz Gonzaga, porém trabalha em outro município.

De acordo com os procedimentos padrões, por meio do Setor de Combate a Endemias, será efetuado o bloqueio para eliminar os mosquitos na área próxima ao local onde o paciente reside. Esse é o quinto caso da doença confirmado no município, sendo contabilizados também três casos de dengue autóctone e um importado.

A Secretaria de Saúde pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.  No mínimo uma vez na semana, realize uma varredura nos pátios, juntando recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito; não deixando água parada em pratinhos de plantas; evitando o acúmulo de água em calhas, pneus abandonados e ralos; mantendo caixas d’água fechadas; guardando garrafas com o gargalo para baixo; piscinas tratadas adequadamente, entre outros cuidados a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA