Relatório estadual aponta caso de coronavírus em Caibaté, mas prefeito explica que exame não partiu do município

Município está listado no relatório desta sexta-feira (15)

O relatório diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira (15), apresentou um caso positivo de coronavírus no município de Caibaté. Contudo, conforme o prefeito Amauri Pires da Silva, há um equivoco na apresentação do dado.

Ele explica que tomou conhecimento da informação no início da noite e isso dificultou a checagem do fato, mas revelou que o município não tinha nenhuma coleta aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). “Tínhamos enviado dois exames, mas ambos vieram negativo e isso já faz uns quinze dias. Posso garantir que não tínhamos nenhum aguardando resultado”, afirmou.

Uma hipótese que está sendo considerada é a de que um morador do município – ou com endereço em Caibaté – tenha realizado o exame em outro local do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde ter creditado ao município de origem. O caso será investigado pela Administração Municipal.

Confira a nota divulgada pela Secretária Municipal de Saúde:

“Boa noite, munícipes de Caibaté, venho por meio deste meio de comunicação informar a todos que hoje a tardinha fomos pegos de surpresa através do site oficial da Secretaria de Saúde do Estado, onde consta um caso positivo para Covid em nosso município. Esse teste não foi realizado aqui em nosso município nem nos esfs e nem no hospital, e também não é uma amostra envida ao laboratório central do estado LACEN. Estamos desde o momento em que soubemos, trabalhando incessantemente junto com a 12 Coordenadoria Regional de Saúde para saber o que está acontecendo, mas de primeira mão posso adiantar a todos que pode ter sido algum paciente que realizou o teste rápido em alguma farmácia ou laboratório particular em outro município e informado que morava em CAIBATÉ, e este informou o estado através do sistema, contudo não temos nada de informações oficiais ainda. Ressalto aqui o nosso compromisso e seriedade com a população, assim afirmo que no momento que tivermos alguma outra informação será divulgado através dos meios de comunicação da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde. Vale ressaltar mais uma vez a importância dos cuidados que devemos ter, pois é sabido e certo que a qualquer momento teremos casos + aqui também, então o meu apelo mais uma vez a população é que fiquem em suas casas, não saiam sem necessidade, o Coronavirus está circulando em todos os lugares, temos casos nos nossos municipios vizinhos, isso não é uma brincadeira pessoal, vamos nos cuidar e ter a responsabilidade de cuidar de quem está perto de nós”.

Acesse o relatório estadual na íntegra: (AQUI)

Fonte: Rádio São Luiz