Pacientes suspeitas de terem contraído a Covid-19 em São Luiz Gonzaga tiveram contato com pessoa infectada

(Foto: reprodução)

Ontem à tarde (17), a Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga realizou duas coletas de material genético de mulheres que apresentaram sintomas de uma síndrome gripal e tiveram contato com paciente que teve o vírus no município. A medida, conforme a enfermeira Agueda Balbe, foi adotada em virtude da suspeita pelo histórico do contato.

Não foi realizado teste rápido por não ter sido completado o ciclo de 10 dias, que são necessários para que o corpo crie os anticorpos que são detectados neste tipo de exame. O teste enviado ao Lacen tem essa vantagem de identificar a presença do vírus num tempo menor.

A situação das pacientes não é grave e ambas não necessitaram de internação. Elas tem sintomas de uma gripe e estão em isolamento domiciliar até que o resultado seja divulgado.

Até o momento São Luiz Gonzaga registrou nove casos positivos da doença. Destes, três necessitaram de internação. Dois já receberam alta e um segue hospitalizado em Santo Ângelo. Os outros seis não necessitaram de internação e se recuperaram em casa.

Em São Luiz Gonzaga, pacientes com sintomas respiratórios devem procurar a ESF Juvenil Lanzini, na Rua São João, próximo ao INSS. O atendimento ocorre das 7h às 12h; das 13h às 16h e das 18h às 22h.

Fonte: Rádio São Luiz