Prefeito de Caibaté esclarece que município não possui caso confirmado de coronavírus

(Foto: arquivo/divulgação)

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde atribuiu um paciente ao município, mas coleta não foi realizada na cidade

A comunidade de Caibaté ficou apreensiva com a divulgação, no sábado (16), de boletim da Secretaria Estadual de Saúde, que indicava um caso confirmado de coronavírus no município. Hoje (19), o prefeito Amauri Pires da Silva falou sobre o caso e mais uma vez reiterou que não há nenhum teste positivado da doença.

Não houve coleta do hospital e nem da secretaria municipal de saúde. A coordenadoria regional também não havia enviado material ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. A especulação, no entanto, segue, uma vez que o relatório continua apontando um caso na cidade. A causa mais provável é que uma pessoa com endereço cadastrado em Caibaté tenha realizado teste em outra cidade do estado e, por isso, o relatório tenha creditado ao município.

Apesar de não ter nenhum caso confirmado, a população, segundo Amauri, está mobilizada e contribuindo para evitar a disseminação do vírus. “O comércio está atendendo com número de clientes reduzido e a própria prefeitura diminuiu a quantidade de servidores atuando presencialmente. Também temos percebido menor circulação de pessoas nas ruas. Estamos felizes com a atitude de todos”, comentou o prefeito.

Amauri ainda destacou o aniversário de 54 anos de emancipação político-administrativa, transcorridos na sexta-feira passada, em que a celebração ocorreu através das redes sociais. É que o poder público organizou uma missa, que foi transmitida pelo Facebook, de modo que a comunidade pudesse acompanhar de casa. “A gente sabe que a comemoração deveria ser bem maior, mas a situação não permite”, disse ele.

Sobre o calendário eleitoral e a possibilidade de concorrer novamente ao cargo, Amauri disse que o foco é a saúde, mas que está aguardando as convenções municipais e que deve sim colocar seu nome à disposição mais uma vez. A chapa novamente deve ser composta por ele e Daniel Seffrin, seu vice. As coligações estão em tratativas.

Fonte: Rádio São Luiz