Técnica em enfermagem fala sobre o reconhecimento da comunidade são-luizense

Célia, à frente na selfie, destacou o carinho dos pacientes. (Foto: divulgação/arquivo pessoal)

Nesta quarta-feira (20) é comemorado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, profissional que se dedica a cuidar da saúde de outras pessoas. A profissão, em evidência neste período de pandemia, tem recebido o carinho e a gratidão da comunidade.

É o que conta a técnica em enfermagem Célia Júlia do Nascimento Rodrigues, 24 anos, que falou em nome dos colegas. Ela destaca que sempre houve o reconhecimento, mas que agora isso se intensificou. “As pessoas nos param dentro do hospital e até nas redes sociais vêm nos agradecer. É muito gratificante”, comenta.

A situação exigiu uma ampla preparação dos profissionais e o máximo de mobilização. Assim como os enfermeiros, os técnicos e demais profissionais da saúde passaram por capacitação que orientou desde o trato com pacientes na chegada à emergência até os procedimentos com aqueles que eventualmente necessitarem dos leitos da UTI.

A insegurança e até o medo, naturais diante do enfrentamento de uma doença que assola o mundo, são superados pela vontade de ajudar o próximo. “A gente fica um pouco inseguro, especialmente na hora de voltar para a casa, por causa da família, mas posso dizer que fomos bem preparados”, justifica Célia.

Com cinco anos de profissão e quatro de hospital, a jovem pede que a comunidade siga as orientações de prevenção ao coronavírus para que logo isso tudo possa ser superado.

Fonte: Rádio São Luiz