Departamento de Turismo da Funmissões lança um novo modelo de gestão para o Turismo Missioneiro

(Foto: divulgação/AMM)

O novo diretor do Departamento de Turismo da Fundação dos Municípios das Missões e prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos, se reuniu, através de duas videoconferências, com os gestores municipais de turismo e com representantes do trade turístico regional formado por empreendedores e técnicos da área.

Nas videoconferências, realizadas durante o mês de maio, foi apresentado o novo modelo de gestão do Departamento de Turismo, que será através do Comitê Gestor do Turismo Missioneiro, formado por cinco representantes do setor púbico e cinco representes do setor privado, os quais estarão coordenando as ações de retomada do turismo após a pandemia do coronavírus e a continuidade dos projetos regionais que já vinham sendo encaminhados dentro do Detur.

O comitê é formado pelos seguintes membros:

Representantes do Setor Público:

Edson dos Santos – Secretário de Turismo de Cerro largo;

Fabiano Morais – Secretário de Turismo de São Miguel das Missões;

Marli Miranda – Secretária de Turismo de São Luiz Gonzaga;

Ovídio Kaiser – Secretário de Turismo de Porto Xavier;

Romaldo Melher – Secretário de Turismo de Santo Ângelo.

Representantes do Setor Privado:

Ana Paula Alvarenga – Pousada dos Jesuítas;

Carlos Augusto Alves – AAM e Pousada das Missões;

Iason Pippi – Hotel Tenondé;

Marta Benatti – Caminho das Missões;

Pedro Birk – Hotel Raios de Sol Missioneiro.

A AMM destaca que o grande grupo do turismo missioneiro é formado pelos gestores municipais e técnicos que trabalham nas secretarias de turismo dos 26 municípios missioneiros e por empreendedores e técnicos que fazem parte do trade turístico regional, estando aberto para novos participantes da rede hoteleira, gastronômica, guias de turismo, agentes de viagem entre outros que estejam dispostos a colaborar com o desenvolvimento do turismo da Rota Missões.

Para o prefeito Puranci, “trabalhar integrado e ouvindo a todos, fará toda a diferença neste momento em que estamos vivendo”. “Vamos priorizar aquilo que vai impactar na região. Centralizar as ações aqui na AMM. O primeiro passo foi a formação do Comitê Gestor com representantes dos setores privado e público. É muito importante essa oportunidade de ouvir o trade, pois muitas coisas para acontecer precisam de todas as opiniões, tanto da parte política, quanto técnica. Essa retomada tem que ser muito séria e objetiva, não podemos perder espaço. Hoje as regiões praticamente se enquadraram, o turismo está afetado por esta pandemia não só no estado, mas no mundo todo. Agora, na retomada, é uma bela oportunidade de não só dar continuidade ao que vinha sendo feito ou fazer melhor, como todos estão sugerindo, aí que entra a parte importante que é o conhecimento técnico de cada um, mas é importante destacar que nossa região tem um potencial muito grande de crescimento da economia através do turismo”, destacou o gestor.

O presidente da AMM e prefeito de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzatto, acompanhou as videoconferências do Detur e aprovou todas as decisões do grupo, reafirmando o compromisso da Associação dos Municípios das Missões de fomentar os projetos de desenvolvimento da Região Missioneira e trabalhar integrando todos os 26 municípios que formam a AMM e Fumissões.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMM