Coordenador fala sobre os casos de coronavírus na região

(Imagem: divulgação)

O coordenador regional de saúde, Iury Sommer Zabolotsky, comentou nesta terça-feira (2) os números de casos de coronavírus na área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que reúne 24 municípios e mais de 280 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, em números absolutos, foram registrados, até o momento, 9.500 casos em 292 municípios, com 232 óbitos.

Na área da 12ª CRS, até ontem, às 18 horas, os casos eram em Entre-Ijuís (7), Eugênio de Castro (1), Vitória das Missões (1), São Luiz Gonzaga (10), São Borja (11) e Santo Ângelo (71). Sobre o elevado número neste último município, o coordenador destacou que em 15 dias os casos saltaram de 12 para os atuais 71 devido ao contágio ocorrido em duas igrejas. Dois pastores viajaram de outras cidades e acabaram transmitindo para um grande número de pessoas. “É o que vemos ocorrer em alguns frigoríficos, ou seja, locais de grandes aglomerações; por isso pedimos para que sejam evitados ambientes com muita gente, especialmente por aqueles do grupo de risco”, destacou.

A boa notícia é que mais de 60% das pessoas infectadas já se recuperaram. Em Santo Ângelo, outro fato que colaborou para uma rápida recuperação é que 35% dos casos foram em pessoas de até 35 anos de idade, as quais, após um período de 14 dias, já estavam melhor.

Iury também falou sobre o estado de saúde do são-luizense, que foi o primeiro paciente registrado com o vírus aqui no município e desde o dia 4 de maio está hospitalizado em Santo Ângelo. Segundo o coordenador, na semana passada ele conversou com o médico Sérgio Jaskulski, infectologista responsável pelo atendimento, que disse que o paciente estava melhorando e tinha saído da entubação. Ele segue, no entanto, na UTI. Na quinta-feira pode completar um mês de internação.

Fonte: Rádio São Luiz