Secretária de Saúde comenta reativação do Comitê de Combate à Dengue e situação do município frente ao Covid-19

(Foto: arquivo/Rádio São Luiz)

A secretária municipal de saúde, Clari Rambroger, falou ontem (5) sobre a reativação do Comitê de Combate à Dengue de São Luiz Gonzaga, destacando a importância do grupo neste momento de preocupação com a doença. Na área da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, Santo Ângelo e Cerro Largo lideram o número de casos. São Luiz Gonzaga, ao todo, registra cinco autóctones.

Na opinião de Clari, para seguir com um número baixo de casos será preciso apoio de todos os setores e a reativação do comitê representa um passo importante neste sentido. “Quando várias pessoas estão juntas surgem ideias. Nós vamos traçar estratégias e reforçar os planos de contingência”, explicou.

Nesta semana, a secretária esteve reunida com os agentes de endemias para ouvir as reivindicações do grupo. Como resultado, eles serão atendidos com a compra de alguns equipamentos para utilização no trabalho de campo. Clari reforçou o pedido para que as pessoas recebam bem as equipes e pediu a colaboração da comunidade no cuidado com os pátios. “São apenas 10 agentes para toda a cidade. É impossível visitar todas as casas”, afirmou.

Por fim, ela comentou a situação da Covid-19 em São Luiz Gonzaga, que somou 10 casos até agora, mas todos de pessoas que já estão recuperadas. Ela retransmitiu a fala do coordenador regional de saúde, Iury Sommer Zabolotski, que esteve no município e elogiou a atuação das equipes, que rapidamente isolaram os casos testados positivamente e impediram a disseminação do vírus.

Para manter a situação sob controle, assim como no combate à dengue, Clari pediu que a comunidade respeite as diretrizes de distanciamento social e evite locais como a Praça Cícero, onde muitas vezes são vistas pessoas descumprindo as restrições e causando aglomeração.

Em caso de sintomas respiratórios, o paciente deve procurar a ESF Juvenil Lanzini, na Rua São João, próximo ao INSS. O número para retirada de dúvidas sobre o coronavírus disponibilizado pela secretaria é o (55) 9 8439-9690.

Fonte: Rádio São Luiz