Concluída primeira etapa do projeto “Testa São Luiz”

Dos 82 testes rápidos para COVID-19 aplicados, apenas um obteve resultado positivo  

A Secretaria de Saúde concluiu na tarde de quinta-feira (18), as atividades da primeira etapa do “Testa São Luiz”. De terça (16) até quinta-feira, 82 testes rápidos para COVID-19 forma realizados em trabalhadores de locais com grande circulação de pessoas, como agências bancárias, lotéricas, farmácias, supermercados, postos de combustíveis, frigoríficos, unidades de saúde, Lar do Idoso, restaurantes localizados próximos a rodovias, entre outros.

A testagem ocorreu de forma gratuita para os voluntários. Em cada local, foi testada a pessoa de mais contato com o público, selecionada pela própria empresa. Os voluntários responderam um breve questionário e realizaram o exame para a pesquisa de anticorpos. “Nesta primeira etapa, dos 82 testes rápidos aplicados, um obteve resultado positivo. Uma pessoa que é assintomática, mas com anticorpos. Na ocasião, a equipe de saúde orientou as medidas que devem ser adotadas. O paciente e seus contatos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela unidade de saúde”, informou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.

Na segunda etapa do projeto, mais 258 pessoas serão testadas. Os participantes serão selecionados por meio de critérios estabelecidos após a análise dos dados iniciais do “Testa São Luiz”. Ao todo, a iniciativa visa testar 340 moradores. Os dados levantados serão compilados e divulgados após a conclusão da segunda etapa dos trabalhos.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga agradece a todos os voluntários e o apoio das empresas que participaram da primeira fase do programa. A Administração Municipal também parabeniza os profissionais da saúde envolvidos no projeto “Testa São Luiz”.

 

Por Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA