Deputado Jeferson Fernandes diz que região tem 66 leitos de UTI para uma população de mais de 800 mil pessoas

(Foto: divulgação)

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) falou ontem (22) sobre as atividades que está realizando neste período de exceção. Uma delas está relacionada com a comissão de segurança em serviços públicos, a qual ele preside, cujo objetivo é observar condições de serviço daqueles que trabalham na segurança no dia a dia e que se expõem devido às muitas movimentações.

Um exemplo, citado pelo deputado, é o caso dos agentes prisionais. Há uma preocupação grande com a contaminação em penitenciárias, pois isso representaria um risco para os presos e todas as pessoas que tem contato eles, incluindo familiares.

Outro andamento que vem sendo acompanhado pelo parlamentar é o projeto que trata da violência contra mulheres, que aumentou durante o isolamento social. Ele ainda destacou o problema econômico e disse que é preciso garantir renda para os mais necessitados e condições de crédito para empresas. “Não tem como fazer isolamento se não garantir renda”, afirmou.

Jeferson também disse que está cobrando por investimento nos hospitais regionais. Lembrou que desde março há uma promessa de sete respiradores para o Hospital São Luiz Gonzaga, mas que até agora não vieram. “Se considerar a nossa macro região, que vem lá de São Borja até Ijuí, temos uma população de 844 mil habitantes para 66 leitos UTI. É muito pouco. Precisamos de uma ação prática. O Ministério da Saúde gastou apenas 10% do que está previsto para enfrentar a Covid-19”, disse.

Por fim, o deputado falou sobre o segmento da Cultura, que passa por enorme dificuldade. Ele lembrou que nos próximos dias deve ser liberado um auxílio para os municípios e é necessário que os gestores realizem o cadastro destas pessoas para que possam receber o recurso. Em São Luiz Gonzaga, o processo foi feito pela Secretaria de Turismo e Cultura e de Ação Social e Comunitária.

Fonte: Rádio São Luiz