Uergs retornou às aulas em formato totalmente remoto

Pedagogia em aula (Foto: divulgação)

A Uergs retomou o semestre letivo 2020/1 na segunda-feira, 22 de junho, com aulas remotas, como medida de prevenção à Covid-19. A decisão foi ratificada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) no dia 21 de maio, após uma rodada de conversas entre a Reitoria, as coordenações de área, as direções regionais e os colegiados de cursos das 23 unidades universitárias. De acordo com o novo calendário acadêmico, todo o primeiro semestre letivo de ocorrerá com aulas remotas, com término em 29 de agosto de 2020.

Para realização do semestre remoto, a Reitoria desencadeou uma série de iniciativas como a implantação de um Comitê para monitoramento e orientações referentes à Covid-19; a realização de uma pesquisa sobre o perfil acadêmico; a oferta de cursos sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; a busca de recursos financeiros e equipamentos para que estudantes que não possuem condições de acesso ao ensino remoto possam acompanhar as aulas; além de conversas com o Fórum Permanente de Discentes da Uergs e com as coordenações dos cursos.

Na Unidade em São Luiz Gonzaga os Colegiados realizaram reunião para reestruturação dos componentes que poderão ser ofertados nesta modalidade remota, respeitando as particularidades de cada turma e Curso.

Desde o início do período em que as atividades regulares presenciais foram suspensas, as atividades administrativas da Reitoria e das unidades universitárias estão ocorrendo em Home Office, onde funcionários docentes e dos corpos técnico e de apoio administrativo estão atendendo discentes e comunidade de forma online. A Portaria Interna nº 022/2020 determinou o fechamento total das Unidades e da Reitoria, sendo estas apenas abertas para a garantia da continuidade do trabalho remoto na Universidade e de acordo com as necessidades locais especificas.

Durante esse período, o atendimento remoto da Unidade em São Luiz Gonzaga está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, através do email [email protected] e do whatsapp (55) 3352-4370, além dos atendimentos das secretarias acadêmicas e Coordenadores dos cursos através dos emails específicos repassados para os acadêmicos. 

Recursos para ensino remoto

A pesquisa sobre o perfil de estudantes da Universidade, finalizada em maio, constatou que 41% deles não possui condições de acesso à internet. Para prestar assistência a esse grupo, oferecendo condições para que possam estudar, a Reitoria da Uergs atuou em duas frentes: buscou recursos da Assembleia Legislativa para o projeto “Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica”, que prevê acesso à internet para estudantes hipossuficientes e a implantação de uma biblioteca virtual; e encaminhou um ofício para as oito delegacias da Receita Federal do Rio Grande do Sul solicitando a doação de  notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos, para serem emprestados aos estudantes da Universidade durante a pandemia.

No início de junho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a liberação de recursos de seu orçamento para o projeto Uergs Digital e, nesta semana, a Universidade recebeu 22 tablets doados por quatro delegacias da Receita Federal localizadas em Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.

A Unidade de São Luiz Gonzaga foi contemplada com 05 tablets da Receita Federal que depois de patrimoniados serão emprestados para alunos que necessitam de equipamento para acompanhar os componentes de forma remota. Além destes tablets e outros que serão disponibilizados para os alunos, que necessitam deste equipamento em São Luiz Gonzaga, a expectativa é que no início de julho os estudantes hipossuficientes receberão franquia de dados de 10 GB (Gigabyte) por mês. A capacidade extra de internet permitirá acesso exclusivo a conteúdos educativos por meio de programas pré-definidos, utilizando plataformas como o Google Classroom e Moodle.

Fonte: Assessoria de Comunicação Uergs