Teste rápido confirma o 13º caso de COVID-19 em São Luiz Gonzaga

(Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde)

Paciente teve contato com caso confirmado da doença

A Secretaria de Saúde confirmou hoje (24), por meio de teste rápido, o 13º caso de COVID-19 no município. O paciente é um homem, na faixa dos 20 anos, o qual foi testado por ter tido contato com outro caso de COVID-19, confirmado por teste rápido na semana passada. O paciente não apresentou nenhum sintoma da doença (assintomático) e está em isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde realiza o acompanhamento do caso.

Até o momento, dos 13 casos de COVID-19 registrados no município, dez foram confirmados por meio de testes rápidos e três pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS). Onze pacientes estão recuperados, uma paciente está hospitalizada em Santa Rosa e um paciente está em monitoramento domiciliar (assintomáticos).

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde realiza o monitoramento de 30 pessoas em isolamento domiciliar. O Hospital São Luiz Gonzaga registra a internação de cinco pacientes do município por síndrome respiratória aguda grave.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas evitem o máximo possível sair de casa; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (inclusive em festas familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

As pessoas que apresentarem sintomas respiratórios devem procurar a ESF Centro, a qual realiza o atendimento exclusivo desses casos. A unidade de saúde (localizada ao lado do INSS), atende em três turnos: das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Dúvidas sobre o coronavírus? Entre em contato por meio do número (55) 98439-9690 (das 7 horas até às 22 horas). 

Por Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações na SEMSA