Brigada Militar emite comunicado sobre licenciamento veicular

(Foto: divulgação)

A Brigada Militar informa que o licenciamento veicular é composto por:
1) IPVA – imposto sobre a propriedade de veículos automotores e sua arrecadação é de competência da Secretaria Estadual da Fazenda.
2) DPVAT – seguro obrigatório administrado pela Seguradora Líder.
3) Emissão de documentos – taxa de licenciamento anual recolhida pelo DetranRS para cobrir custos de processamento e geração do documento.
4) Eventuais multas vencidas.

O Licenciamento de um veículo automotor é composto por no mínimo três tributações, sendo que a não quitação de apenas umas delas, implicará em “LICENCIAMENTO VENCIDO”, quando a consulta do veículo for efetuada no sistema por agente de trânsito.  Portanto, a Brigada Militar alerta aos proprietário e condutores de veículos que verifiquem a situação, e o pagamento de eventuais encargos pendentes, através do site do Detran-RS ou de um banco conveniado (Banco do Brasil, Banrisul, Lotéricas da Caixa, Santander, Sicredi ou Bradesco), sendo necessário a placa do veículo e seu RENAVAM, informações presentes no documento do veículo ( CRLV ).

Conforme site oficial do Detran-RS, não há, previsão de prorrogação dos prazos de vencimento do IPVA e Licenciamento de veículos no RS por conta da pandemia do Coronavírus.

Portanto, fique atento ao final da placa de seu veículo e confira os vencimentos evitando transtornos:
As placas com final 1, 2 e 3 já estão vencidas;
Placas com final 4, 5 e 6 já estão vencidas;
Placas com final 7 e 8 vencem dia 30 de Junho;
Placas com final 9 e 0 vencem dia 31 de Julho.

Fonte: Assessoria de Imprensa do 14º Batalhão de Polícia Militar