Campanha de imunização contra a gripe encerra nesta terça-feira

(Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Grupos alvos da mobilização devem procurar as unidades de saúde para realizar a vacina

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra nesta terça-feira, 30 de junho. Até a sexta-feira (26), 9.679 doses da vacina foram aplicadas no município, um percentual geral de 89,9% do público-alvo. A campanha também busca imunizar 90% de cada grupo prioritário. Até o momento, quatro grupos estão com percentuais abaixo de 60%: gestantes, puérperas, pessoas de 55 a 59 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade.

Para a imunização dos grupos prioritários, nesta segunda (29) e terça-feira, o Centro de Saúde estará aberto das 7 horas até às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. As ESFs que possuem sala de vacinas também realizam a vacinação, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Para a imunização, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS. “Ao tomar sua dose da vacina, você não apenas se protege, como impede que o vírus da influenza circule mais facilmente por toda a comunidade. Se pertencer aos grupos prioritários, procure uma unidade de saúde para ser imunizado”, ressaltou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe são idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde (pública ou privada); crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adultos de 55 a 59 anos de idade; professores das escolas públicas e privadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga