Registrado novo caso de dengue em São Luiz Gonzaga

(Foto: arquivo/divulgação)

Paciente tem 32 anos e reside do Bairro Gruta

A Secretaria Municipal de Saúde foi informada nesta quarta-feira (1º) sobre a confirmação de mais um caso de dengue no município. O paciente é um homem de 32 anos, morador do Bairro Gruta. O exame para identificação da doença foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS).

O paciente recebeu o acompanhamento da secretaria e está em bom estado de saúde. O homem reside em São Luiz Gonzaga, porém trabalha em outro município. Devido a origem da notificação, o caso foi registrado para São Luiz Gonzaga.

Até o momento, o município registra cinco casos de dengue autóctone (quando a doença é contraída no município onde a pessoa reside) e dois casos indefinidos (quando não é possível identificar a cidade onde o paciente contraiu a doença). No início do ano, também ocorreu um caso importado de dengue (quando a doença é contraída em outra cidade).

A Vigilância Ambiental executa o protocolo padrão para controle da proliferação do Aedes aegypti. A equipe de combate à endemias aplica inseticida por pulverização em áreas onde existem casos confirmados de dengue, com a presença de focos positivos para o mosquito.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a comunidade colabore no combate ao mosquito Aedes aegypti. Não deixe água parada em pratinhos de plantas; evite o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; mantenha caixas d’água fechadas; guarde garrafas com o gargalo para baixo; mantenha piscinas tratadas adequadamente, entre outros cuidados a fim de evitar a proliferação do vetor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA