Mais quatro casos de Covid-19 são confirmados em São Luiz Gonzaga

(Foto: Arquivo / Divulgação)

Número de casos chega a 49, com 31 pacientes recuperados

A Secretaria Municipal de Saúde foi informada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) do resultado positivo para COVID-19 de duas amostras enviadas para análise. Os pacientes são um idoso e uma mulher (na faixa dos 40 anos). Ambos tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença. A paciente apresentou sintomas leves de síndrome gripal e está em isolamento domiciliar, com o acompanhamento da Secretaria de Saúde. O paciente idoso foi transferido para a UTI do Hospital Santo Ângelo.

Por meio de exame realizado em laboratório particular, também foi identificado o caso de um homem, de 53 anos. O paciente não apresentou sintomas da doença. Outro caso confirmado na quinta-feira – desta vez, por teste rápido – foi de uma mulher, de 41 anos. A paciente também não apresentou sintomas. Ambos realizaram os exames após contato com pessoas que testaram positivo para a doença. Eles estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.

Até o momento, o município registra 49 casos de COVID-19. Do total, 31 pacientes estão recuperados. O município também registra 15 casos ativos e três óbitos em decorrência da doença. De acordo com o boletim epidemiológico de quinta-feira, o Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) não registra nenhuma internação por síndrome respiratória aguda grave. Atualmente, três pacientes do município estão internados em outras cidades para o tratamento da COVID-19. Hoje, uma paciente foi transferida do leito de UTI para ala clínica do Hospital Santo Ângelo.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa, saindo apenas em casos de extrema necessidade; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

Por Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA