Uergs completou 19 anos no dia 10 de julho

(Imagem: Divulgação)

A Uergs está presente em 24 municípios gaúchos, ministrando cursos de graduação e pós-graduação nas três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.

Em comemoração aos 19 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a instituição promoveu uma programação com eventos virtuais, com a participação de convidados, e lançamento de diversas ações envolvendo a comunidade universitária. Na Região IV, da qual São Luiz Gonzaga faz parte, foi realizada a live de aula inaugural “Uergs: Juntos no enfrentamento da COVID-19” com a participação do Médico e Diretor Técnico do Hospital de São Luiz Gonzaga José Renato Guimarães Grisólia e da Enfermeira e Secretária Municipal da Saúde de Três Passos Cássia Maya Charneski.

Na sexta-feira passada, 10 de julho, foi realizada live transmitido pelas redes sociais com a participação do Governador do Estado, Eduardo Leite, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e a Coordenadora da Uergs no Programa INOVA RS, Daniela Mueller de Lara

Em sua fala, o Governador Eduardo Leite declarou:  “A Uergs tem tido um papel importante na nossa agenda de desenvolvimento do Estado, e sempre tem se proposto a colaborar com nossos programas de inovação, e também está alinhada a um conceito muito atual, o da sustentabilidade ambiental. A universidade é uma impulsionadora das regiões onde está inserida, onde está presente com cursos de graduação. Dito isso, ressalto que o aniversário da instituição é o aniversário, também, de todos que a fazem. Nossa Uergs está à altura dos desafios do presente para construir um belo futuro”, celebrou.

O objetivo da iniciativa, além de marcar o início das comemorações de 20 anos da instituição, foi dar visibilidade à trajetória e ao potencial da Universidade por meio da valorização das pessoas que fazem ou fizeram parte da história da Uergs desde sua criação.

A Unidade local neste ano também celebra a construção da sede própria da UERGS – São Luiz Gonzaga, sendo a coroação do sonho da casa própria. Embora compartilhar os espaços com a Escola Técnica Cruzeiro do Sul seja maravilhoso, assim como a continuidade da colaboração com este educandário como um verdadeiro complexo educacional, ter seu próprio espaço possibilita ampliação da Universidade em nossa região.

O terreno onde a sede da UERGS está sendo construída, foi repassado por meio de doação do poder executivo e legislativo do município, e existe a expectativa que a obra seja concluída ainda neste ano, assim como a Unidade anseia que novos repasses poderão acontecer através de emendas parlamentares para as próximas fases da obra, que tem previsão de construção de mais dois módulos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UERGS