Instrução normativa que simplificava trânsito de equinos para participar de eventos locais foi revogada

(Imagem: Divulgação)

Instrução Normativa 10/2017, que retirou a exigência de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equinos participarem de eventos em seus próprios municípios de origem, como cavalgadas, passeios e treinos de laço, foi revogada

O representante da Inspetoria Veterinária de São Luiz Gonzaga, Gelson Marian, alerta os proprietários de equídeos, que no dia 6 de julho deste ano entrou em vigor a Instrução Normativa nº 14, que revogou a autorização para proprietários destes equinos transitarem apenas com os exames dos animais. Ele explicou que agora, para participar de rodeios, cavalgadas, passeios e afins, será necessário também emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). “Com essa nova portaria, até mesmo o deslocamento para o treino em um piquete, ainda que seja dentro do município, exigirá a GTA”, explicou.

Uma solução apontada pelo inspetor é a utilização do aplicativo Galope. Pela plataforma é possível emitir um documento de movimentação, que terá a mesma validade dos exames. “Assim que ele cadastra, o aviso vai para o sistema. A partir da validação do exame ele pode fazer toda a movimentação pelo aplicativo”, comentou. Além do aplicativo, o proprietário pode ir à Inspetoria Veterinária e cadastrar uma senha, com a qual ele conseguirá emitir a guia de casa. “Se for no sábado, por exemplo, ele mesmo poderá fazer a emissão”.

Gelson comentou que haverá o bom senso na fiscalização, mas orientou que é preciso se adequar o mais rápido possível. Outro alerta feito por ele é que este será um período de intensificação das fiscalizações do Grupo Sentinela, especialmente nessa região de faixa de fronteira.

Na oportunidade, ele também comentou que a declaração anual de rebanhos foi prorrogada até dia 31 de outubro deste ano. Quem ainda não fez deve ficar atento ao prazo.

O atendimento na Inspetoria Veterinária foi considerado pelo governo estadual como serviço essencial. Ele ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. A recepção é com todas as medidas de segurança e restrição no número de acesso ao ambiente físico. Quem puder, deve dar preferência ao sistema on-line.

Fonte: Rádio São Luiz