Coordenador Regional de Saúde confirma aumento de internações pela Covid-19

(Imagem: Divulgação)

Em Santo Ângelo, taxa de ocupação dos leitos do hospital está em 70%

O Coordenador Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotski, falou na manhã desta sexta-feira (17/), sobre a situação regional frente à pandemia de coronavírus. Segundo o gestor, como era esperado, houve um aumento no número de internações nos hospitais da região. Em Santo Ângelo, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos que vinha sendo na média de 50%, subiu para 70%.

Iury acrescentou que é possível observar a incidência de casos em locais que ainda estavam livres da doença. Atualmente, Garruchos, Rolador, Salvador das Missões, Sete de Setembro e Ubiretama são os únicos que ainda não tiveram casos. Na área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, foram registrados 581 casos, com 27 óbitos pela Covid-19.

“Está se confirmando a previsão do aumento de casos no final do mês de julho, talvez esse seja o período com mais casos”, destacou Iury. Por conta desses dados, ele ressaltou a importância da comunidade regional manter as medidas preventivas para evitar uma contaminação em massa e o consequente exaurimento dos recursos da saúde.

Quanto ao modelo de distanciamento controlado, ele explicou que os dados ainda estão sendo fechados, mas que a semana iniciou com 23 internações e hoje está com 40. Apesar de ter estabilizado quanto ao número de óbitos, os números da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI no estado pioraram e isso pode ocasionar uma bandeira vermelha para a região.

Por fim, Iury frisou que ao sentir os primeiros sintomas compatíveis com a doença, a pessoa deve procurar o atendimento médico. “Quanto antes iniciamos o tratamento, estamos vendo que é a evolução é melhor e as vezes a pessoa passa pelo vírus sem necessidade de internação”.

Fonte: Rádio São Luiz