Detur vai elaborar protocolo para garantir segurança aos turistas que vierem para a região

(Foto: Divulgação)

Assim que o cenário for favorável, objetivo é incentivar viagens mais curtas e que a comunidade explore mais o turismo local

O prefeito de Santo Antônio das Missões e presidente do Departamento de Turismo das Missões, Puranci Barcelos, falou nesta sexta-feira (17/7) sobre as recentes reuniões para discutir a retomada do turismo na região. Setores públicos e empresariais têm se empenhado com intuito de encontrar soluções para este segmento que também foi fortemente impactado pela pandemia de coronavírus.

A primeira videoconferência, realizada na terça-feira (14/7), abordou o projeto desenvolvido em parceria com a CVC, uma operadora de viagens, que está trabalhando em cima de roteiros turísticos para a Rota das Terras, na região de Cruz Alta, e Missões. Puranci destacou que estas ações já vêm sendo discutidas há bastante tempo e eram para estar funcionando, não fosse a pandemia. “Estamos trabalhando agora com outras possibilidades que é fazer com que as pessoas façam viagens mais curtas e explorem mais suas regiões”, comentou.

Para que isso tenha andamento, segundo Puranci, será necessário muito empenho do setor público e empresarial da região e foi justamente sobre isso que tratou a videoconferência de ontem, que reuniu representantes dos 26 municípios que compõem o Detur. O objetivo foi reunir ideias para criação de um protocolo para garantir maior segurança aos turistas.

“Sem um protocolo que ofereça mais segurança não conseguiremos atrair pessoas, mesmo que os hotéis e comércio possam voltar, o público só vira se sentir seguro”, avaliou.

Neste sentido, Puranci comemorou que está havendo o engajamento do comitê gestor e ressaltou a importância de que ele seja dividido entre agentes públicos e representantes do setor privado. “Com ambas as partes envolvidas o comprometimento é maior”.

O presidente do Detur defende a união dos municípios e visualiza um futuro promissor para o turismo caso as próximas gestões abracem a ideia. “Este ano temos eleições e esperamos que os próximos tenham o mesmo comprometimento”, concluiu Puranci.

Fonte: Rádio São Luiz